O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), iniciou oficialmente nessa terça-feira (23) sua pré-campanha ao Senado Federal. Durante evento político realizado em Cuiabá, ele afirmou que pretende percorrer o estado para ouvir a população e apresentar as propostas que pretende defender durante a disputa eleitoral.
Mauro afirmou que deixou o comando do Governo do Estado no dia 30 de março para se preparar para a disputa pela vaga no Senado. Segundo ele, o período desde a saída do cargo também serviu para reorganizar a rotina e avaliar os próximos passos políticos.
O pré-candidato afirmou que a fase inicial da campanha será conduzida dentro das regras eleitorais e com diálogo junto aos eleitores.
“Serviu para descansar um pouco, para refletir bastante. E hoje nós estamos, eu e a Virgínia, começando oficialmente essa pré-campanha. Vamos fazer isso absolutamente dentro dos limites que a lei permite, respeitando a legislação eleitoral”, disse.
Mauro também afirmou que pretende discutir a importância do Senado e da atuação dos representantes de Mato Grosso em Brasília.
“Vamos ouvir a população e falar sobre a importância do Senado Federal, para que possamos representar à altura o Governo e o Estado de Mato Grosso”, afirmou.
Como principal argumento político para a disputa, o ex-governador citou os resultados da sua gestão de mais de sete anos à frente do Executivo estadual.
“Tenho absoluta convicção, da mesma forma que lá em 2018, eu andei em Mato Grosso dizendo que com fé em Deus, com coragem e com muito trabalho nós poderíamos mudar essa dura realidade que o Mato Grosso tinha naquele momento”, afirmou.
Mauro destacou obras e investimentos realizados durante sua administração e disse que pretende levar essa experiência para o Congresso Nacional.
“Pegamos um Estado quebrado, falido, lá no final de 2018, e entregamos entre os melhores Estados brasileiros”, declarou.
Entre as ações citadas pelo ex-governador estão investimentos em infraestrutura, saúde e logística, como a recuperação da BR-163, o Hospital Central, o Parque Novo Mato Grosso e obras de pavimentação.
“Não há nenhum município de Mato Grosso que não tenha recebido importantes investimentos do governo do Estado”, afirmou.
Além do balanço da gestão, Mauro disse que pretende atuar no Senado com foco em mudanças na legislação brasileira, principalmente nas áreas de segurança pública e administração pública.
“Não é só pelo que nós fizemos que eu vou me colocar à disposição da sociedade. É pelas mesmas características de fé em Deus, de vontade de trabalhar, de vontade de agora contribuir em outro plano, que é o Congresso Nacional”, afirmou.
O pré-candidato defendeu uma revisão nas regras do serviço público e afirmou que o país precisa de normas mais claras.
“Se você não tem regras eficientes e claras para jogar o jogo, o jogo fica confuso. O país hoje carece de uma revisão muito profunda na sua legislação do serviço público brasileiro para prestar um serviço melhor para o cidadão e para a sociedade”, declarou.
A candidatura de Mauro Mendes ainda depende da homologação nas convenções partidárias, previstas para ocorrer entre julho e agosto de 2026. Após essa etapa, os partidos definirão oficialmente os nomes que disputarão as eleições.



