Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciaram no último dia 29 de setembro mais uma edição da operação Carga Pesada, que objetiva o cumprimento da Lei 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga no município de Cuiabá, conforme as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano. No total, já foram abordados 48 caminhões, sendo 32 autuados.
Na quarta-feira (05), por exemplo, a ação, que conta com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, foi realizada em um trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa. De acordo com o diretor de Trânsito da Semob, Michell Diniz, a operação vai continuar nesta semana e pode ser prorrogada para a semana que vem, caso seja verificado grande fluxo de veículos pesados circulando nas avenidas de Cuiabá
"Essa operação é realizada juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, para coibir que veículos de grande porte circulam na cidade em locais que existem restrições. A fiscalização da Semob é rotina e os agentes estão atuando sempre nas vias que dão entrada ao município de Cuiabá, tanto para orientar os motoristas quanto para tomar as devidas providências caso seja verificado desconformidades com a lei de trânsito”, explica o diretor.
Os horários permitidos para que veículos com Peso Bruto Total (PBT) de 10 a 24 toneladas transitem na região central da Capital, é de 11h30 às 13h30 e de 17h30 às 19h30, com autorização da Semob. Já a circulação de veículos acima de 24 toneladas é permitida apenas das 20h às 6h.
Conforme o artigo 12 da legislação vigente, podem ser aplicadas penalidades que variam desde a advertência, a multa, assim como – apreensão e remoção do veículo e até a cassação do Alvará de licença e funcionamento.