Há pelo menos oito anos, carros da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) estão abandonados a céu aberto no pátio do campus de Tangará da Serra. Os veículos pode se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.
Os veículos pertencem à universidade e serviam para transportar funcionários, professores para os municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Aripuanã.
O governo mudou a forma de utilização desses carros para transporte dos professores e a Unemat passou a fazer a locação de veículos mais modernos. A partir disso esses carros deixaram de receber a manutenção necessária.
Com o passar dos anos, os veículos foram se deteriorando.
O diretor do campus da Unemat de Tangará da Serra, Raimundo França, disse que não concorda com o abandono do patrimônio e explicou o que deve ser feito com esses veículos.
“É decepcionante porque temos que ter o máximo de cuidado com o bem público e não gostaríamos que isso acontece. Estamos tomando as providências cabíveis para que isso não ocorra mais”, afirmou.
Os veículos poderiam ser utilizados para atividades de ensino e trabalhos externos, até hoje e estão nessas condições. A Unemat informou que o campus de Tangará da Serra gasta em locação de veículos R$ 10.234 por mês, em atendimento de gestão, ensino, pesquisa e extensão.
Fonte: G1 Mato Grosso