A comida brasileira é bem conhecida pelo seu sabor, diga-se de passagem, não tem comida melhor que a do Brasil. E para trazer esse sabor de dar água na boca, nada melhor que uma comida bem temperada, e é com isso que a feirante de 26 anos, Brenda Alves de Almeida, oferece para a população cuiabana.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Desde que o sabor e o aroma dos temperos e especiarias foram descobertos, eles se tornaram de grande valor. Não é à-toa que, tempos atrás, navegações inteiras saíram em busca dessas ervas.
Em uma conversa com a equipe do jornal Centro-Oeste Popular, a feirante contou como foi parar nesse mundo dos temperos, ela ainda revelou que tudo começou por cousa do lockdown.
“Quando todos estávamos em lockdown, sem trabalhar, todo dia era aquela mesmíssima rotina, então quis preparar meu almoço de um modo diferente e que não gastasse muito, até porque tudo estava muito difícil, então logo em seguida fui parar no YouTube, procurei receitas de fáceis custos, e comecei a fazer e aprendi a fazer os meus próprios temperos”, contou a jovem Brenda.
Por conta da pandemia da Covid-19 tudo ficou bem mais difícil para população. Então, Brenda viu uma possibilidade de ganhar uma renda, após aprender a produzir os seus próprios temperos. E se jogou de cabeça no mundo das Feiras, uma feira como todas as outras, é pura vida, movimentação e gritaria dos feirantes para oferecer os seus produtos.
Brenda passou a trabalhar nas feiras dos bairros, CPA 4, Osmar Cabral, CPA 3. Tijucal e no CPA 2, onde ela oferece 25 variedades de temperos no valor de 5,00 reais o copo P e 6,00 reais o copo G.
“Eu estou presente em cinco feiras, começo na quarta-feira no cpa 4 próximo à lagoa encantada, na quinta-feira estou no Osmar Cabral na avenida principal, depois na sexta-feira no cpa 3 nas 4 pistas próxima a açofer, sábado no tijucal na avenida Espigão e por fim no domingo estou na feira do cpa2 na avenida Brasil”, afirmou.
A jovem ainda revelou para COPopular, que os queridinhos dos clientes são lemon pepper, chimichurri, açafrão, colorau e pimenta-do-reino.
“Eu trabalho com 25 tipos de tempero, mas sempre tem aqueles que o povo gosta mais, e os que mais sai são Lemon pepper, chimichurri, açafrão, colorau e pimenta-do-reino”.
Ao ser questionada, sobre qual é a maior dificuldade que um feirante pode enfrentar, e sem pensar duas vezes e com toda certeza, Brenda conta que o clima é o pior inimigo de um feirante. Pois, nunca se sabe o que pode vir e que atrapalha muito as vendas.
“Maior dificuldade com toda certeza é o tempo. A chuva molha tudo, e se abre os temperos, eles voam, molham e como são produtos perecíveis acabam estragando. As tendas rasgam e até mesmo se entortam, quando tem muita enxurrada carrega caixa e tudo que aparece na frente. Ainda que não possuo veículo próprio, sempre dependo de alguém pra me levar as feiras”, contou.
Benefícios dos temperos naturais
Lemon Pepper
O Lemon Pepper é um tempero feito com raspas de limão e pimenta-do-reino, ideal para fornecer as receitas um toque cítrico e apimentado.
° Melhora a digestão;
° Aumenta a imunidade;
° É diurético;
Chimichurri
O chimichurri é rico em antioxidantes, gorduras boas, como as monoinsaturadas, e ainda cálcio, vitaminas A, E, K, B2, fibras e ferro. Assim, ele é saudável e um ótimo ingrediente pra incluir nas
refeições do dia a dia.
° Ajuda a emagrecer- o chimichurri é um termogênico, ou seja, faz o corpo queimar calorias bem rapidinho.
° É anti-inflamatório- outra vantagem do chimichurri é ser um aliado pra evitar inflamações, viu? O que é bom também pra proteção do fígado.
Páprica defumada
Se o assunto é a saúde, esse tempero se destaca por ser rico em antioxidantes carotenóides que previnem o estresse oxidativo, além de conter vitaminas com a vitamina A, B6 e C. A especiaria é bastante versátil, sendo utilizada em pratos variados. De frutos do mar a diferentes tipos de carne.