Os rejeitos da barragem de um garimpo que estourou na manhã dessa terça-feira (1º) se espalharam por 2 quilômetros, mas atingiram apenas a área da mineradora VM Mineração, em Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá).
O rompimento da barragem também deixou dois funcionários feridos. Eles foram identificados como Luciano Marcio do Nascimento, 42 anos, e Fernando Batista da Silva, 33 anos. Eles chegaram a ser encaminhados para o hospital, mas já receberam alta.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a lama não atingiu drenagens, corpos hídricos ou áreas de preservação permanente. A estrutura contém rejeito proveniente de lavra de ouro e tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582 mil metros cúbicos. Os rejeitos são compostos de material silto areno, com cerca de 80% sólido e 20% de líquido.
Ainda conforme a Sema, o rejeito da barragem não possui contaminantes. A lâmina, com 10 centímetros de espessura, percorreu áreas de pasto nos arredores e da própria empresa de mineração.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que as inspeções regulares nunca apontaram riscos desde 21 de setembro do ano passado. A empresa também havia enviado um documento garantindo a estabilidade da barragem há uma semana, no dia 25 de setembro deste ano. A declaração foi assinada por um responsável técnico habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MT) e pelo proprietário da empresa.
A Sema não informou o que levou ao rompimento da barragem, mas a mineradora possui licença de operação válida até julho de 2021. A VM Mineração realiza extração de ouro e foi notificada a paralisar as atividades, além de apresentar um relatório apontando as causas e consequências do rompimento da barragem. A Secretaria também exige que a empresa exponha quais medidas serão adotadas para corrigir o problema.
A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que a barragem rompeu por volta das 8h. O garimpo fica localizado na Comunidade de Brejal, a 32 km da cidade. A região é conhecida por ter grande atuação de mineradoras.