A cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, no Paraná, sedia desde o último dia 21 o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento segue até esta sexta-feira, 25.
Entre os objetivos principais do Encob está o de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem oportunidades e desafios para promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada. Além de discutir cenários futuros para os recursos hídricos.
O público participante é formado por representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federal, usuários, Organizações Não-governamentais (ONGs), universidades e todos os interessados no tema.
O município de Tangará da Serra está sendo representado pelo vice-prefeito, Renato Gouveia (PR), secretário municipal de Meio Ambiente, Magno César, e o secretário municipal de agricultura Ander Santos.
"Está sendo discutido a importância do Fortalecimento dos Comitês de Bacias, valorizando as bacias hidrográficas, onde elas nascem e de onde tudo emerge, que é as nascentes. E que a gestão de águas, só se faz com gestão participativa, compartilhada e integrada", disse Gouveia.
O Encob é uma oportunidade de trocar ideias e experiência de boa gestão dos recursos hídricos e conhecer modelos de gerenciamento das águas aplicados nos estados brasileiros. (Com informações Sema-MT)