17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

SAÚDE Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10:14 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10h:14 - A | A

ATENDIMENTO MÓVEL

Três ambulâncias do SAMU 192 são entregues para municípios de Roraima

Investimento foi de R$ 977 mil e beneficiará 3 cidades. Outros cinco veículos serão destinados ao estado

Redação

O Ministério da Saúde realizou, na quinta-feira (23), a entrega de 3 ambulâncias para municípios de Roraima. Foram beneficiadas as cidades de Alto Alegre, Amajarí e Rorainópolis, fortalecendo assim o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) local. O valor do investimento foi de R$ 977 mil para a aquisição dos veículos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU) do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, o secretário adjunto da Saúde do Estado de Roraima, Edson Castro Neto, o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, entre outros.

Nilton destacou a relevância da entrega, ressaltando que as ambulâncias contribuirão para reduzir o tempo de resposta dos atendimentos de urgência e salvar vidas. Além disso, anunciou que mais 5 unidades serão entregues até o final do ano a outros municípios roraimenses.

"Vamos renovar as ambulâncias mais antigas que temos aqui e continuar ampliando. O objetivo é reduzir o tempo do atendimento do SAMU para chegar o mais rápido possível no hospital de referência e com isso salvar vidas”, afirmou.

Ele também mencionou a revisão das normas do Ministério da Saúde, visando adequar os critérios de atendimento às particularidades de cada região. O diretor ressaltou a importância de considerar as diferenças regionais, como a necessidade de investimentos diferenciados em locais com infraestrutura precária, como estradas de terra ou com acesso por lancha.

Para atender às demandas específicas da região amazônica, Nilton explicou que a pasta destinou um custeio com adicional de 30% para cobrir os custos de manutenção das ambulâncias e garantir um atendimento de qualidade.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Universalização do SAMU 192


A universalização de serviços essenciais na rede pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, é uma das estratégias prioritárias do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), anunciado pelo governo federal no mês de agosto de 2023. No caso do SAMU 192, o objetivo é que, em quatro anos, o serviço tenha 100% de cobertura, com prioridade para as regiões de maior vulnerabilidade social.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image