17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

SAÚDE Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10:16 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10h:16 - A | A

SAÚDE DIGITAL

Ministério da Saúde lança ferramenta que mede o nível de maturidade em saúde digital nas regiões do país

Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital avalia a sustentabilidade das ações e serviços, oferecendo uma visão equitativa e detalhada do panorama no Brasil

Redação

Ministério da Saúde deu mais um passo crucial para a Transformação Digital do Sistema Único de Saúde (SUS) com a publicação da Portaria que estabelece o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), uma ferramenta inovadora que visa avaliar a maturidade digital das regiões e elaborar planos de ação específicos para a Saúde Digital do Brasil.

O INMSD é uma ferramenta abrangente projetada para medir a maturidade digital em saúde em estados, municípios e no Distrito Federal. Utilizando métricas cruciais, o índice avalia a sustentabilidade das ações e serviços, oferecendo uma visão equitativa e detalhada do panorama da saúde digital em todo o país.

A obtenção do índice se dará a partir das respostas fornecidas pelos entes federados a um questionário elaborado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde. O documento, enviado eletronicamente com link e chave de acesso, abrange sete domínios, incluindo pontos sobre gestão, governança, infraestrutura e segurança.

Os resultados serão apresentados em uma escala decimal de 0 a 1, onde 0 indica o menor estágio de maturidade em saúde digital e 1 representa o maior estágio. É importante destacar que eles não serão utilizados para ranquear as regiões, mas para tornar os processos mais transparentes e eficazes.

Além disso, a ferramenta também vai auxiliar em uma avaliação justa e detalhada das necessidades e capacidades de cada região, possibilitando ações mais precisas e eficazes no âmbito da saúde digital. Com isso, o Ministério da Saúde reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da saúde pública no Brasil, ao integrar tecnologia com equidade em todo o país.

O INMSD faz parte do Programa SUS Digital, uma iniciativa que busca melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade dos serviços do SUS, por meio da adoção de tecnologias inovadoras e práticas digitais avançadas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Comitê Consultivo

A portaria também institui o Comitê Consultivo do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital que terá a responsabilidade de assessorar a SEIDIGI/MS no aperfeiçoamento do índice, bem como no acompanhamento de sua aplicação e evolução contínua.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image