Mais de 20 serviços foram ofertados às famílias do Jardim dos Ipês no sábado
Famílias inteiras compareceram no último sábado, 19, na Associação Fonte de Luz, no Jardim dos Ipês, para participar de diferentes serviços oferecidos gratuitamente à população.
Através da organização das Lojas Maçônicas Acácia e Estrela de Tangará, com o apoio de diversos parceiros, o mutirão de saúde e cidadania oportunizou atendimentos como orientação odontológica e doação de mais de 300 kits de higiene bucal, realização de testes rápidos para hepatite B e C, Sifilis e HIV, vacinação, orientações a saúde (aferição de pressão arterial, IMC, peso, glicemia) e ainda consultas voltadas ao câncer de próstata para homens acima de 45 anos.
“Tivemos também o atendimento e a orientação do Grupo de Apoio Oncológico – GAO Luz da Esperança, com a Tenda da Prevenção, e também o Espaço Bem Viver, da Univida, com massagens, entre outros atendimentos, além de cuidados com a beleza, com a equipe do Boticário e corte de cabelo”,
conta a voluntária Fabíola Tormes Homsi.
“Foram ofertados ainda os atendimentos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais (Cejusc) e da Secretaria de Assistência Social, especialmente voltados ao Cadastro Único, assim como tivemos a presença do Corpo de Bombeiros Militar, que refrescou a tarde das crianças que estiveram no local brincando e se deliciando com muita pipoca, algodão doce e geladinho”,
acrescentou, agradecendo a participação e contribuição de todos os parceiros envolvidos, assim como da população, que compareceu ao evento.
Foram parceiros desta ação a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Cejusc, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unic, Unemat, GAO Luz da Esperança, Univida, Boticário, Urologista Elder Cardoso, Laboratório Alvim Tangará da Serra e Espaço Ana Coiffeur.
Mais de 30 homens são atendidos por urologista
O mês de novembro é dedicado à conscientização ao diagnóstico do câncer de próstata. Nessa proposta, o médico Urologista Elder Cardoso de Oliveira participou na tarde do último sábado, 19, de uma ação de saúde e cidadania no Jardim dos Ipês.
Gratuitamente, o especialista atendeu 31 homens com idades acima de 45 anos, para consulta e avaliação de risco de câncer de próstata.
“A saúde do homem é sempre uma saúde precária, então qualquer ação que promova a saúde do homem, sem dúvida nenhuma, faz toda diferença a nível mundial, ainda mais quando estamos falando de uma cidade como Tangará da Serra, onde a assistência a saúde do homem é ruim (…) onde as pessoas mais humildes não tem acesso, às vezes, ao especialista, muitas vezes o acesso a quem entende de doenças masculinas, e por isso essas ações fazem toda a diferença, porque criam pontes de saúde e quando criamos pontes de saúde, a gente promove saúde”,
destacou o médico.
Na oportunidade, antes de passar pela consulta, todos os participantes também realizaram a coleta de sangue para Antígenio Específico da Próstata (PSA), exames doados pelo Laboratório Alvim. O resultado dos exames de sangue e da avaliação médica serão entregues em no máximo 15 dias e todos os pacientes serão contatados pela equipe.
“Tratar homem é diferente. (…) Eles não procuram [o médico] e esperam ficar doente [para buscar o serviço de saúde]. Então, nosso trabalho no Novembro Azul é sair do consultório, tentar fazer que entendam da importância de cuidar da saúde (…) porque homem doente é homem que deixa, muitas vezes, uma família em falta, então, nós, mais do que nunca, precisamos nos cuidar”.