12 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

SAÚDE Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022, 09:42 - A | A

Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022, 09h:42 - A | A

40 ANOS NO BRASIL

Jovens perderam medo do vírus hiv

diario da serra

Mais de 50 mil casos de HIV foram diagnosticados em 2021 no Brasil. Quarenta anos após a confirmação do primeiro diagnóstico no país - que ocorreu em 1982, segundo o Unaids - mais de 920 mil brasileiros vivem com HIV/aids.

Dados do Ministério da Saúde apontam que entre os anos de 2007 e 2021, 52% dos casos eram em jovens com idades entre 20 e 34 anos. Para os especialistas, a falta de vivência com o período mais crítico da doença e as terapias disponíveis com menos efeitos colaterais e maior eficácia estão entre os motivos para a falta de prevenção.

“Os mais jovens não viveram a fase mais crítica da doença e os avanços tecnológicos e farmacológicos foram muito significativos neste período. Hoje, o tratamento para pacientes com baixa carga viral, consiste em dois ou três comprimidos diários, e essa maior eficácia para impedir a replicação viral faz com que muitos encarem a aids como uma doença crônica, como é a diabetes e a hipertensão”,

esclarece a infectologista Camila Ahrens.

Mesmo com menos efeitos colaterais provocados pelas novas drogas disponíveis para o tratamento, ainda é comum casos de enjôo, vômito, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça e perda de gordura em todo o corpo, principalmente no início do tratamento.

“Tomar o coquetel sempre na dose e na hora certa ajuda a evitar que o vírus fique mais forte”,

afirma a médica.

A aids é causada pela infecção do vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Capaz de alterar o DNA das células, o vírus rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Os principais casos de contaminação ocorrem por sexo desprotegido: seja vaginal, anal ou oral.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image