Com isso, contemplou um dos objetivos do projeto A Espera Acabou, que é uma iniciativa que propõe zerar filas de pacientes que buscam o atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento da Saúde ainda teve na programação, uma palestra sobre o câncer de mama, que foi proferida pela médica e especialista em Ginecologia,Vera Lúcia Figueiredo Borges, que conscientizou o público sobre a prevenção da doença. “Aproveitem a oportunidade para fazer o exame de mamografia e mostrar ao médico. Vale lembrar que é muito importante, tanto para as mulheres quanto para os homens. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando você tem o diagnóstico precoce, há 95% de chance de cura. Pois o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo”, destacou a médica.
Segundo a especialista, só no Brasil, varia a porcentagem de mortes por regiões. A região Sul e Sudeste são as regiões mais afetadas. “É uma doença fácil de ser diagnosticada, tem cura se o/a paciente fizer o tratamento adequado”, completou.
Durante a cerimônia no espaço público municipal, as autoridades de Jaciara e convidados presentes, como a prefeita Andréia Wagner (PSB), falaram sobre a importância da campanha e a necessidade das pessoas realizarem o exame contra o câncer de mama.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“Agradecemos a todos vocês que estão aqui, principalmente as mulheres, pela participação deste momento tão importante. A doutora Vera, nossa convidada, veio trazer um pouco do conhecimento e sua experiência pessoal, inclusive, para orientar a nossa população, sobre uma das doenças que mais mata no país. Pois é necessária a prevenção contra o câncer de mama”, disse a gestora municipal, que reforçou ao público em fazer o exame, porque a administração vem investindo na Saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida aos munícipes.
“Conseguimos promover um evento tão importante de proteção. Aqui, estamos disponibilizando 500 exames de mamografia. Com essa iniciativa, zeramos a fila de espera. Assim, cada vez mais, vamos agilizar o atendimento às unidades de saúde”, salientou a Coordenadora Municipal de Atenção Básica de Saúde, Nathieli Domingos Baratto.
A dona de casa, Rosa Maria, 65 anos, que vive no bairro Santo Antônio, disse que todos os anos realiza o exame de mamografia e comentou sobre a oportunidade de receber a orientação e fazer o novo teste médico.
“Temos que nos prevenir. Porque se a gente não cuidar, caso venha dar positivo o resultado da doença no exame, teremos mais tempo para procurar ajuda. Graças a Deus, todo ano, eu faço o exame. E sempre aviso meus familiares para fazer”, frisou a moradora.
Após a palestra, o público contou com a animação do palhaço Zabilim Plim Plim, interpretado pelo ator Ilson Oliveira, da Em Cena Escola de Artes de Cuiabá