Quando o assunto é câncer, o diagnóstico precoce é um grande aliado para o sucesso do tratamento. Pensando nisso, a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) e o Instituto Ronald McDonald realizaram na última sexta (18), a segunda capacitação do Programa Diagnóstico. Desta vez, o curso foi direcionado aos estudantes do curso de enfermagem da Universidade de Várzea Grande (Univag).
Ao todo, participaram 40 alunos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A doença é a que mais acomete o público de 1 a 19 anos. O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil pelo Instituto, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 mil registros. Em agosto deste ano, a capacitação reuniu mais de 100 alunos do curso de Medicina.
"A formação de futuros profissionais de enfermagem com foco no alerta precoce do câncer infantojuvenil é uma estratégia poderosa para salvar vidas. A educação, nesse contexto, é a chave para o sucesso do tratamento”, reforçou Perolina Cezar, coordenadora técnica do Programa Diagnóstico.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O programa já treinou mais de 30 mil profissionais no Brasil e este treinamento contou com a colaboração do coordenador científico do projeto, Dr. Wolney Taques.
"Sensibilizar para o alerta aos primeiros sinais do câncer infantojuvenil é mais que uma capacitação técnica, é um compromisso com a vida. Nossos acadêmicos saem preparados para fazer a diferença na saúde das crianças de Mato Grosso”, afirmou Wolney.
Sobre a AACCMT
A AACCMT hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os assistidos estão crianças residentes no interior de Mato Grosso, em outros estados, em áreas indígenas e de outros países que necessitam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme o último levantamento da diretoria, em 25 anos a AACCMT acompanhou 794 assistidos e realizou 19.114 atendimentos.