O médico oncologista e apresentador de um quadro sobre saúde no programa Fantástico da TV Globo, Drauzio Varella, esteve em Cuiabá no final do mês de julho gravando uma reportagem especial sobre a hanseníase, doença infectocontagiosa que causa manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele. Drauzio andou pelas ruas do Centro histórico e esteve em postos de saúde para conversar com pacientes que estão em tratamento contra a doença.
Leia mais
Drauzio Varella está em Cuiabá para gravar reportagem especial
A capital foi escolhida porque Mato Grosso está entre os Estados com maior índice da doença. Só para se ter uma idéia, em apenas um ano os casos de hanseníase cresceram mais de 20%. Em 2018 foram registrados 4.201 novos casos. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (Ses/MT), atualmente cerca de 6 mil pessoas fazem tratamento para a cura da hanseníase no Estado.
Drauzio explica que evitar o contato com uma pessoa portadora da doença é, além de preconceito, pois a doença é transmitida pelo ar após o contato muito próximo com a pessoa durante muito tempo. “É como se você dormisse com a pessoa no mesmo quarto fechado por muitos anos”, afirma.
A doença deixa de ser transmissível após a primeira sessão do tratamento médico. É importante detectar o quanto antes para buscar tratamento. “É fundamental não desistir do tratamento. Ele demora, mas é eficaz se não for interrompido”, diz o médico.
Para assistir a reportagem completa clique AQUI.