Uma das principais bandeiras do candidato a deputado federal, Felipe Wellaton (Republicanos) é a duplicação da BR-163. O candidato vem atuando nesta pauta há mais de um ano, participando de audiências públicas no Congresso Federal, que reuniu representantes da população e autoridades da área, além da criação de uma petição online pelo fim da concessão com a Rota do Oeste. Se eleito, Wellaton afirma que vai continuar com ações ainda mais efetivas nessa pauta.
“As vidas não esperam, por isso, o trabalho precisa continuar para que a duplicação da BR-163 saia de vez. O decreto do presidente já foi um primeiro passo, agora o governo de Mato Grosso e o governo Federal precisam se unir para resolver essa situação", disse o candidato.
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Para Wellaton, uma parceria entre o os governos Federal e Estadual, mediada pelos parlamentares federais, poderia solucionar boa parte dos problemas da BR-163.
"Poderia o governo Federal fazer o investimento dessa duplicação imediatamente e após duplicado fazer uma concessão para manutenção. Também já ouvimos que o governo Estadual está pronto se precisar, então seria uma alternativa realizar uma parceria entre os governos para executar a duplicação desse trecho e depois fazer a concessão para manutenção”, pontuou.
Uma das primeiras ações criadas pelo candidato foi a petição online. Criada por meio do site arodoviaquemaismata.com.br, o manifesto tinha como objetivo exigir o fim da concessão da concessionária Rota do Oeste.
Alguns meses após o início da campanha, que contou com amplo engajamento nas redes, o presidente Jair Bolsonaro assinou, no dia 6 de julho, um decreto que autoriza o fim da concessão da Rota do Oeste na BR-163.
Apesar disso, o documento estabelece um período mínimo de transição de dois anos até que seja feito um novo leilão, só após o leilão a empresa deixará de vez a concessão. De acordo com Wellaton, esse prazo não é aceitável.
Apenas em agosto, foram registradas mais de 10 mortes em acidentes na BR-163. Já na última semana, um acidente envolvendo duas caminhonetes deixou cinco pessoas feridas e outras três mortas. Entre as vítimas fatais está uma criança de 8 anos, que viajava acompanhada de sua avó.
“A população não pode esperar todo esse tempo. Dentre as cinco rodovias federais que cortam Mato Grosso, a BR-163 é a que mais mata. Não podemos ficar sem recursos federais para resolver esse problema durante esse tempo. O Estado poderia pegar essa rodovia e já ficar com a cobrança do pedágio, por exemplo. Precisamos buscar uma alternativa mais rápida”, ressaltou o candidato.
Em junho de 2022, Wellaton participou da audiência pública do Senado Federal debatendo sobre a situação da BR-163 com o presidente da Concessionária Rota do Oeste, com o superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, entre outras autoridades presentes. E na oportunidade, o candidato a deputado federal fez fortes cobranças em relação a demora na duplicação e sobre o faturamento dos pedágios.
“Na Câmara Federal vamos conseguir trabalhar de maneira mais efetiva com essa pauta. Precisamos buscar uma alternativa mais rápida, não podemos esperar dois anos, o governo Federal em parceria com governo Estadual pode licitar imediatamente a obra, executar as duplicações e depois fazer a concessão. Acho que esse caminho já seria uma boa solução. Os mato-grossenses precisam de uma solução nessa rodovia”, finalizou Felipe Wellaton.