Postulante à suplência do candidato a senador Carlos Fávaro, a empresária Margareth Busetti tem sua atuação no mundo dos negócios marcada por uma situação no mínimo inusitada e que pode indicar possível fraude aos termos de recuperação judicial da Reformadora de Pneus Ltda – vulgo Busetti Pneus -, firma cujo dono é o marido Luís Alberto Busetti.
Em documentos registrados pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Margareth aparece na condição de administradora da Busetti Pneus e de outra empresa, a Borracharia Horizonte Ltda EPP, a qual figura na lista de credores daquela no processo de recuperação judicial homologado pela Quarta Vara Cível da Comarca de Várzea Grande, pelo juiz Otávio Pereira Marques. A dívida da Busetti Pneus com a empresa é de aproximadamente R$ 350 mil.
Mas isso não é só.
Um olhar mais apurado sobre diversas alterações contratuais da Borracharia Horizonte evidencia indícios do possível uso de laranjas na constituição societária da empresa.
A Borracharia Horizonte foi constituída em janeiro de 2007, pelos então sócios Alvaro Antonio Martinello e Marlene Vieira. Na primeira alteração contratual, realizada em junho do ano seguinte, saiu da sociedade Alvaro Martinello e ingressou Neri Quella da Silva. Na segunda alteração, em março de 2010, Marlene Vieira sai da sociedade e ingressa Jonas Vieira de Kepe, filho de Marlene Vieira, ambos funcionários de outra firma do ramo que cederia o espaço físico para a Borracharia Horizonte: a Busetti Pneus. Finalmente, na terceira alteração societária, em fevereiro de 2012, Neri Quella sai da empresa e dá lugar a José Bruno da Cunha, que também teria ligações com a Busetti Pneus.
E o mais importante de tudo também foi registrado naquela terceira alteração contratual da famigerada Borracharia Horizonte, a nomeação da administradora da empresa, Margareth Gettert Busetti, com amplos poderes para conduzir os negócios, posto que ela só deixou por ocasião da quarta alteração contratual, em março deste ano, já talvez por conta da possível candidatura à suplência na chapa de Carlos Fávaro.
A reportagem conseguiu falar com Luís Alberto Budetti, dono da Busetti Pneus e marido de Margareth Busetti.
Não disse muito, mas reconheceu que a Borracharia Horizonte funciona no mesmo espaço de sua empresa, que o sócio desta Jonas Vieira e a ex-sócia e mãe dele, Marlene Vieira, já foram funcionários dele e o principal, a esposa e agora postulante à suplência no Senado Federal foi até recentemente administradora daquela empresa credora no processo de recuperação judicial da Reformadora Naional de Pneus Ltda, vulgo Busetti Pneus.