O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, destacou que os investimentos no setor de saneamento básico tiveram um salto extremamente positivo nos últimos cinco anos. Segundo ele, a partir do planejamento da Prefeitura de Cuiabá, a cobertura desse benefício na cidade passou de 36% para 79%, sendo que a meta da gestão Emanuel Pinheiro é alcançar o índice de 92% até o ano de 2024.
A capital mato-grossense investiu mais de R$ 750 milhões nessa área, de 2017 a 2022. Para Stopa, esse trabalho reflete diretamente na promoção da saúde à população e também no cuidado com o meio ambiente. Ele explica que essa é uma das premissas da administração atual, que não tem medido esforços em promover melhorias estruturais que impactam na qualidade de vida da população.
"Ou a gente toma frente e faz, ou as questões ficam paradas. Não tem como dar errado. Cuiabá possui um potencial que precisa ser aproveitado da forma correta, com menor consequência para o meio ambiente, dando dignidade para as pessoas, com base em estudo de solo e trabalhos técnicos, aprimorando cada vez mais", destacou.
Recentemente, a Prefeitura de Cuiabá editou um decreto que aumenta a cobertura da tarifa social de água e esgoto no município, que anteriormente contava com apenas 80 famílias cuiabanas beneficiadas e agora o número atual é de mais 8,7 mil, em situação de vulnerabilidade social e financeira.