Romer Japonês comandará Legislativo Municipal em 2023/2024
O Poder Legislativo de Tangará da Serra elegeu nesta terça-feira, 29, durante a realização da 42ª Sessão Ordinária, a nova Mesa Diretora que será responsável pela condução dos trabalhos legislativos e também das decisões administrativas da Casa, no biênio 2023-2024.
Foram realizadas quatro votações, por meio de voto público, declarado em tribuna, sendo eleito para o cargo de presidente o vereador Romer Sator Yamashita, o Romer Japonês (PV), Elaine Antunes (Podemos) para vice-presidente e Professor Sebastian (Cidadania) e Davi Oliveira (PSB) para os cargos de primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Romer Japonês disputou o cargo com o vereador Ademir Anibale (MDB) e venceu por nove votos contra cinco. O novo presidente obteve os votos de Davi Oliveira (PSB), Edmilson Porfírio (Podemos), Elaine Antunes (Podemos), Fábio Brito (PSDB), Hélio da Nazaré (PSD), Nivaldo Leiteiro (Pode), Professor Sebastian (Cidadania) e Sandra Ferracin (PSDB), além do próprio candidato.
Votaram em Ademir Anibale os vereadores Dona Neide (PSDB), Eduardo Sanches (Republicanos), Horácio Pereira (União) e Rogério Silva (União), além do próprio candidato.
“Declaro eleito para presidente da Câmara para os anos 2023/2024 o vereador Romer Japonês”,
proferiu o presidente Fábio Brito.
Ainda foram votados, individualmente, os cargos de vice-presidente, em que a vereadora Elaine Antunes foi aprovada com 12 votos. Foram registradas duas abstenções, de Ademir Anibale e Horário. Para o cargo de primeiro secretário o vereador Professor Sebastian foi eleito por unanimidade; e para o cargo de segundo secretário foi eleito o vereador Davi Oliveira, com 13 votos.
Presente na sessão, o prefeito Vander Masson (União Brasil) reafirmou seu compromisso em manter o relacionamento pacífico entre os poderes.
“Importante mantermos um relacionamento o mais pacífico possível, independente das divergências, porque nós representamos a população, os dois poderes representam a população e temos o mesmo propósito (…) trabalhar pela melhoria de vida da nossa população e da infraestrutura do município para atender a todos”,
declarou, ao parabenizar todos os eleitos.
“Nós queremos fazer um mandato compartilhado”
Em seu terceiro mandato como vereador de Tangará da Serra, Romer Sator Yamashita – Romer Japonês (PV) foi eleito nesta terça-feira, 29 de novembro, presidente da Câmara Municipal para biênio 2023/2024. Romer Japonês disputou o cargo com o vereador Ademir Anibale (MDB) e venceu por nove votos contra cinco.
“Nós queremos fazer um mandato compartilhado, ouvindo toda a sociedade, ouvindo os vereadores que tem muito a contribuir com esse vereador, com este presidente. Então faremos um mandato como sempre fizemos, sempre dialogando muito com o Executivo, com o Judiciário, junto com a nossa população. Um mandato compartilhado”,
reafirmou, em entrevista exclusiva ao Diário da Serra.
Ele lembrou que presidiu a Câmara Municipal em 2015, oportunidade em que implementou medidas que resultaram numa economia de mais de R$ 1 milhão, recurso que foi devolvido aos cofres do Município e beneficiou a população. Além disso, naquela oportunidade, lembrou que recebeu uma comenda em Cuiabá, por ter se destacado entre os 10 melhores presidentes de Câmara do Estado de Mato Grosso.
“Isso não é só orgulho para mim, mas para toda a mesa diretora (…) e os servidores desta casa”.
Finalizando, parabenizou o vereador Ademir Anibale pela postura, assim como elogiou o trabalho desenvolvido pelo atual presidente, Fábio Brito (PSDB).
“Vamos ser parceiros. Não temos aqui situação ou oposição a este presidente e é dessa forma que vamos trabalhar. Encerrando as eleições da mesa diretora, vamos nos unir em prol de Tangará da Serra, da nossa população, que é o mais importante”.