A eleição suplementar ao Senado pode apresentar uma grande surpresa no dia 15 de novembro. O setor do agronegócio rachou no pleito eleitoral de 2020, com os candidatos Nilson Leitão (PSDB) e Carlos Fávaro (PSD) disputando a preferência dos chamados “barões”, mas com a candidata Coronel Rubia Fernanda (Patriota) correndo por fora, e com o apoio do vice-governador e mega produtor Otaviano Pivetta (sem partido).
Vale lembrar que Coronel Fernanda tem o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é considerado um grande puxador de votos no Estado. A candidata aparece como uma surpresa na política mato-grossense e conforme informações recebidas pelo Centro Oeste Popular, ela pode receber uma volumosa quantia, que dará um up grade na reta final da campanha, o que deixará estarrecido políticos experientes como Fávaro e Nilson Leitão.
Para se ter ideia de como a eleição ao Senado está indefinida, pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (4) mostra seis candidatos empatados tecnicamente. Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, estão embolados na liderança Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB), Pedro Taques (Solidariedade), Procurador Mauro (PSOL), tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota), e José Medeiros (Podemos).
De acordo com o levantamento os candidatos Fávaro, Leitão e Taques aparecem com 13% das intenções de votos na modalidade estimulada. Na sequência, aparecem o Procurador Mauro, com 9%; a tenente-coronel Rúbia Fernanda, com 8%; e José Medeiros, com 7%.
O levantamento foi realizado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2020 e foram entrevistadas 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) sob a inscrição MT-08527/2020. A pesquisa foi contratada pela Fecomércio de Mato Grosso.