07 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 10:25 - A | A

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 10h:25 - A | A

FORÇA NO PLANALTO

Prefeito de Cuiabá terá trânsito livre no governo Lula

Maykom Milas/ Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) terá portas abertas em Brasília a partir de janeiro de 2023. O apoio de Pinheiro à candidatura do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital mato-grossense, que assegurou ao petista 36,48% dos votos dos cuiabanos no primeiro turno e 38,50% no segundo turno, asseguram trânsito livre ao emedebista em Brasília.

O resultado das eleições no estado, que favoreceu amplamente o candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro, ao lado da postura ambígua do governador Mauro Mendes (UB), por outro lado, deve complicar as relações do Palácio Paiaguás com o Governo Federal.

Emanuel Pinheiro terá à seu favor os deputados federais reeleitos, Emanuel Neto, o Emanuelzinho e Juarez Costa – atual líder da bancada de Mato Grosso na Câmara Federal -, que já estão na base de apoio do futuro governo de Lula, para desembaraçar contatos, projetos e recursos junto ao Governo da União.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI). 

O governador Mauro Mendes, por sua vez, irá depender muito mais do comportamento em plenário e da capacidade de articulação dos deputados federais eleitos do PL, Amália Barros, Abílio Brunini, Coronel Fernanda e José Medeiros, bem como dos deputados Fábio Garcia e Coronel Assis, eleitos pelo União Brasil e que formam uma bancada francamente bolsonarista e antipetista.

Além do MDB já ter sinalizado que irá aderir à base aliada de Lula, também o PSD do senador Carlos Fávaro, caminha na mesma direção ao passo que o ex-candidato ao senado pelo PP e ex-ministro Neri Geller surge como nome forte para ocupar o Ministério da Agricultura com as bênçãos de também ex-ministro Blairo Maggi e do mega-produtor Eraí Maggi, possibilidades que, concretizadas, deverá ampliar ainda mais os canais do conexão do prefeito cuiabano com o futuro Governo Federal.

Até o senador reeleito Wellington Fagundes (PL), sinalizou que pretende se reaproximar de Emanuel Pinheiro. Segundo o senador liberal, ele continuará mantendo o seu perfil 'municipalista' e que não vê problema em voltar a ter Emanuel como um aliado. "O Emanuel sempre foi um parceiro. E estarei à disposição dele, da prefeitura de Cuiabá, assim como dos demais 140 municípios, independente do partido que o prefeito esteja filiado", afirmou Fagundes.

“Do ponto de vista político, mesmo que a esposa tenha perdido a eleição para o Governo do Estado, o Emanuel Pinheiro saiu ganhando na disputa com seu adversário eleitoral, o governador reeleito Mauro Mendes.

A correlação de forças entre os grupos de Pinheiro e de Mendes se mostra agora mais equilibrada. Dois ou três aliados diretos na base de apoio do futuro presidente da república conta em dobro se comparado a quem estará na oposição em termos de trânsito e poder de influência nas decisões da Esplanada dos Ministérios e até junto ao próprio chefe do Executivo Nacional”, avalia um experiente observador político ouvido pela reportagem.

O prefeito, que durante o segundo turno trabalho nos bastidores em favor da eleição do petista, acredita que Lula fará o grande trabalho, unificando o país e promovendo um governo desenvolvimentista que beneficiará em muito Mato Grosso e Cuiabá.

“A população fez a sua escolha democraticamente e definiu que Lula governará o Brasil nos próximos quatro anos. Nós confiamos que ele fará uma gestão eficiente, que priorize o desenvolvimento e a qualidade de vida da nossa população e que irá trabalhar para solucionar os graves problemas do país e promover as ações necessárias para o crescimento de Mato Grosso e de nossa querida Cuiabá”, disse Pinheiro.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image