A plataforma “Jucemat Empresa Instantânea”, um sistema integrado de informações que de maneira on-line permite a abertura de empresas de forma rápida, será apresentada nesta quinta-feira, 27, à empresários e profissionais da área de Tangará da Serra.
O evento, que será conduzido pelo presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Manoel Lourenço de Amorim e pelo assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, Celso Banazeski , acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra (Acits), às 17h, e está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através das Secretarias de Fazenda e de Indústria, Comércio e Serviços e Conselho Regional de Contabilidade.
Com o novo sistema, segundo o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio José Sommavilla, o empreendedor poderá abrir sua própria empresa pela internet em minutos.
“Por meio da plataforma, o empreendedor emite seu alvará de forma rápida e sem burocracia e totalmente digital. Ao final do processo, são gerados o documento da Junta Comercial, o cartão CNPJ, as licenças e inscrições tributárias, declaração de licenciamento e as inscrições estaduais e municipais”,
explica o secretário, em entrevista a Rádio Serra FM.
No Estado, Várzea Grande foi o primeiro município a implantar a nova plataforma, lançada em julho deste ano e hoje lidera (no quesito menor tempo) a abertura de empresas de baixa impacto ambiental em Mato Grosso.
Baseado no modelo one stop shop (loja de uma parada, em tradução livre), a nova plataforma é um modelo de Balcão Único – nome dado em outros Estados –, que inova em concentrar as emissões de documentação empresarial em um único espaço.
“Uma das facilidades é que o novo sistema realiza a integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos governos federal, estadual e municipal”,
completa o gestor, ao destacar que o novo sistema visa reduzir tempo e a burocracia, assim como gastos que havia no processo tradicional.