Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, acontecerá uma Audiência Pública para a apresentação do Novo Plano Diretor aos munícipes de Tangará da Serra. A informação foi repassada na manhã desta terça-feira, 27, pelo prefeito Vander Masson e pelo secretário de Planejamento, Adão Leite Filho. A audiência será realizada às 15h no Centro Cultural.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
De acordo com o gestor municipal, a audiência é uma das primeiras ações para a revisão do novo Plano Diretor que passou por atualização apenas em 2015. O Plano Diretor do município de Tangará da Serra está em vigor desde 2007 e deveria ter sido revisado a cada cinco anos.
A revisão se faz necessária pelo fato de que Tangará da Serra cresce de forma acelerada, o que acaba por deixar o plano obsoleto, uma vez que é ele quem deve nortear esse crescimento.
“O objetivo é a sustentabilidade econômica, social e ambiental do município. É um plano complexo e muito abrangente. É a oportunidade para definirmos o que queremos para Tangará. Essa modernização que estamos tratando aqui, iniciamos com a digitalização da administração municipal”,
disse.
Além da atualização do Plano Diretor, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra vem tomando algumas providências para reformar e modernizar a legislação complementar. Um exemplo é a Legislação de parcelamento de solo ajustada no ano passado, o Código de Obras que está na Câmara Municipal e agora também a legislação que trata do planejamento viário.
“As restrições da legislação vigente são, em alguns casos, a origem de conflitos e em outros impedem investimentos. Essa revisão vai trazer equilíbrio e possibilitar as melhores escolhas para investimentos seguros”,
observou o Secretário de Planejamento Adão Leite Filho.
Vale ressaltar que a revisão do Plano Diretor de 2020 não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19, que restringiu a circulação e proibiu a aglomeração de pessoas. Agora, com condições favoráveis, o levantamento de campo deve começar a partir de outubro, numa parceria firmada com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
A previsão é que o Plano Diretor esteja concluído até novembro de 2023.