Com o objetivo de escolher a dedo seus possíveis candidatos às eleições do ano que vem, o partido Novo abriu no início deste mês um processo seletivo para filiados que desejam se candidatar a vereador.
Além de Cuiabá, outras 16 capitais abriram vagas para o processo. As inscrições devem ser feitas por meio do site do partido e têm o valor de R$ 350. Quem já foi candidato paga a quantia R$ 175.
A seletiva conta com três etapas que os interessados devem concluir. Na primeira, os postulantes devem preencher informações sobre seus currículos, mandar um vídeo explicando o motivo de querer ser candidato, sua estratégia de campanha e propostas, além de passar por uma avaliação. Os aprovados seguem para uma segunda etapa, que consiste em uma entrevista com membros dos diretórios do partido. E na terceira etapa, deverão participar de tarefas e atividades de “Exposição e Capacitação”, ou seja, treinamentos online e provas.
Por fim, os aprovados precisam assinar um termo de compromisso de gestão e partidário. No documento, eles terão que se comprometer com os princípios e valores da sigla.
“A proposta da seletiva surgiu em um momento em que as críticas aos partidos e aos políticos aumentaram e a necessidade por uma verdadeira renovação na política se fortaleceu. Além disso, é uma forma de minimizar os riscos de termos candidatos desalinhados com os ideais da sigla”, destaca o líder do Novo em Cuiabá, Sérgio Antunes.
A expectativa é de abrir o processo seletivo para a escolha dos candidatos a vereadores em cerca de 60 cidades.
Destaques
Depois de eleger quatro vereadores na eleição de 2016, a primeira da qual participou, o partido Novo alcançou bom resultado em 2018 conseguindo eleger oito deputados federais, 11 estaduais e um distrital, além do governador Romeu Zema, de Minas Gerais.
Também na última disputa, o presidente da legenda, João Amoêdo, se candidadou à presidência da República, terminando na quinta colocação, com 2,5% dos votos válidos.