14 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 09:36 - A | A

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 09h:36 - A | A

UTI AÉREA DO ESTADO

Mauro admite uso de avião para viagem à aniversário de pai de delatores

Gazeta Digital

A Secretaria de Comunicação do governo de Mato Grosso (Secom) confirmou que o governador Mauro Mendes (União) utilizou avião da Secretaria de Estado de Mato Grosso para ir ao aniversário de José Batista Sobrinho, o "Zé Mineiro", fundador do frigorífico JBS. O veículo funciona como única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea do estado e ficou à disposição de compromisso particular do gestor por 8h aproximadamente.

Zé Mineiro é pai dos empresários e delatores da Lava Jato, Wesley e Joesley Batista. Ambos também aparecem na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa, como pagadores de propina em troca de incentivos fiscais.


Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

Conforme já notificado pelo GD, a aeronave é veículo oficial e deve ser usado em ações do Estado. No caso, Mendes foi um convidado particular do aniversariante, sendo assim um compromisso pessoal para o qual seria empregado também meio de transporte privado.

Segundo apurado pela reportagem, o avião Cheyenne IIXL com a matrícula PSGOV, modelo PA31T2 decolou de Cuiabá com destino à Fazenda Santa Luzia, em Aruanã (GO) às 18h04, de quarta-feira (13). Já o retorno ocorreu às 2h35 desta quinta-feira (14).

Em uso desde abril de 2020, o avião está sob a tutela do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Sesp, disponível aos chamados da Central de Regulação do Estado para buscar e levar pacientes. A aeronave, modelo Chayenne II XL, viabilizada por meio de uma parceria do governo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Ministério Público Estadual (MPE) em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que liberou R$ 3,8 milhões para a aquisição e adequação da aeronave.

Questionada, a Secom informou que “o governador Mauro Mendes foi convidado como chefe do Executivo para evento da JBS, importante empresa do ramo de proteínas de nosso Estado, e, por isso, utilizou o transporte oficial, como prevê a legislação, a exemplo de outras autoridades”, o evento citado foi a festa de aniversário de 90 anos do empresário, não ação oficial, e contou com convidados ilustres. Tanto que houve congestionamento de jatinhos no espaço aéreo em torno da fazenda que sediou a celebração.

Pesquisa feita com pilotos que costumam prestar os serviços de táxi aéreo mostrou que aproximadamente R$ 8 mil foram gastos só com combustível.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image