12 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Terça-feira, 04 de Outubro de 2022, 10:15 - A | A

Terça-feira, 04 de Outubro de 2022, 10h:15 - A | A

NOVAS ETA’S

Kalil: “Vamos ter um salto no abastecimento de água na cidade de Várzea Grande ”

Regina Botelho Da Redação

O prefeito Kalil Baracat (MDB) vem investindo pesado para resolver um dos maiores  problemas do município: a falta de água nos bairros várzea grandenses. Já houve avanços, mas a queixa ainda persiste em vários bairros, onde o precioso líquido não chega nas torneiras. Desde a campanha eleitoral o gestor se comprometeu em buscar uma solução, e vem cumprindo com seu compromisso.

Os próximos passos para que esse problema histórico acabe será o início das obras de mais duas Estações de Tratamento de Água (ETA) no município – a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol, que será construída com a participação do Governo do Estado e que tem capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia; e a ETA Imigrantes, com capacidade de tratamento de 125 litros por segundo, ou 10,8 milhões de litros por dia.


Kalil também publicou decreto  declarando utilidade pública, para fins de desapropriação parcial, a área destinada à construção da Estação de Tratamento de Água
– ETA, na região do Bonsucesso. A área para desapropriação corresponde a 2.853,00 m², situada nas proximidades da estrada do Bonsucesso, das terras de Murilo da Costa, trechos de área de reserva do Rio Cuiabá (margem direita), área remanescente confrontando a trechos com Eliane Martins Simi e Outros (Estrada do Bonsucesso).


“Resolver a questão da água na cidade foi um compromisso que eu assumi com a população de Várzea Grande durante a minha campanha. Com essas novas ETA, a gente vai dar um salto no abastecimento de água na cidade”, ressaltou Kalil Baracat. Mas não é apenas com construção de novas Estações de Tratamento de Água que a prefeitura pretende acabar com o problema do abastecimento.

O município também vem investindo no combate às ligações clandestinas, os chamados gatos.

O diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto, afirmou que tem feito várias ações para inibir as ligações clandestinas, fazer o controle e aumentar o volume de água produzido.

“O sistema de Várzea Grande está colapsado, por isso é que tem intermitência.

A hora que a gente tiver volume de água produzido suficiente para atender a população aí não teremos mais isso. Se você for para o lado do Cristo Rei e para o lado do centro de Várzea Grande, você não acha mais esse problema”, disse o diretor, lembrando a entrega da ETA Cristo Rei, que resolveu o problema da região.

O DAE também vem realizando a ação Caça Fraude para combater as irregularidades no sistema de distribuição de água e esgoto no município. 

As equipes da autarquia estão em campo realizando as fiscalizações em buscas das irregularidades, tais como: ligações clandestinas de água e esgoto, desvio de ramal de água, retirada de hidrômetro, violações dos lacres de corte, desperdício de água ou qualquer outra intervenção no sistema de abastecimento.

Carlos Alberto lembra que as fraudes não se limitam a causar perdas financeiras para o erário público, também favorecem o aumento de perdas no sistema de abastecimento de água da cidade, prejudicando toda população. “Sabemos que as fraudes fazem com que os fraudadores gastem três vezes mais água que um consumidor que tem a sua ligação regular, pois o infrator não tem um freio (hidrômetro) para seu consumo”.
Atento a esse problema, e procurando dar oportunidade para que os consumidores regularizem sua situação junto ao DAE, Kalil Baracat sancionou uma lei e concede desconto em multa moratória, juros de mora e multa de infração, além da realização de parcelamento de débito para quem tem dívidas ativas com o Departamento, lembrando que atualmente o DAE-VG tem a receber um valor superior a R$ 125 milhões dos consumidores inadimplentes. 

Conforme consta da Lei, será concedido o seguinte benefício:

– pagamento à vista: desconto de 100% sobre o valor da multa moratória e do juros de mora;
– pagamento parcelado em até 12 meses: desconto de 80% sobre o valor da multa moratória e do juros de mora, com entrada mínima de 10%; ou
– pagamento parcelado de 24 meses: desconto de 60% sobre o valor da multa moratória e do juros de mora, com entrada mínima de 10%; ou
– pagamento parcelado de 36 meses: desconto de 35% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, com entrada mínima de 10%.

Os consumidores que possuem débitos em atraso podem procurar uma das agências comerciais do DAE-VG e fazer a negociação. A transação financeira poderá ocorrer até 31 de dezembro de 2022, contemplando valores inadimplentes anteriores ao início da vigência da Lei Municipal.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image