Foto: Reprodução
Tramita, desde o início de 2019 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dois projetos de lei de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que tratam da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O primeiro deles( Veja a íntegra aqui ) registrado sob o número 245/2019, assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso ao teste de mapeamento genético por meio do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso.
“Sabemos que a carga genética é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento do câncer, aliada, ao estilo de vida. Mas esse exame pode mapear e identificar a doença antes mesmo que ela se manifeste, o que dá ao paciente chances infinitamente maiores de cura”, explica a parlamentar.
Pelo projeto, são consideradas mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama aquelas que apresentarem histórico familiar de incidência da neoplasia maligna em parentes de primeiro grau – mãe, irmãs e avós – que desenvolveram esse tipo de câncer antes dos 50 anos de idade.
O segundo projeto, de número 238/2019 (Veja a íntegra aqui ) institui a prática de Exame de Mamografia Móvel – Exame Mamóvel no âmbito do Estado de Mato Grosso. Considera-se exame de mamografia móvel aquele realizado por unidade móvel de saúde com o objetivo de identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama em todo território mato-grossense.
“O mamóvel nada mais é um veículo adaptado com aparelho de mamografia e profissionais aptos a realizarem o exame, que rodaria o estado para atender nos principais polos de saúde e municípios onde não existe este tipo de aparelho. Um custo muito pequeno perto dos benefícios de levarmos a saúde na ponta, para quem realmente precisa dela”, finalizou.