Durante reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o governador da provincia de Hainan, Liu Xiaoming, na China, propôs parcerias com estado para melhorar o intercâmbio e troca de experiências no setor de agricultura e tecnologia, com foco no desenvolvimento dos dois estados. Entre os termos de cooperação que deverá ser assinado está a melhoria da qualidade e produtividade dos produtos da agropecuária. “Acho que uma cooperação entre os dois estados poderá beneficiar o nosso povo é estreitar as relações”, destacou o governador.
Para que os investimentos possam acontecer, o governador Mauro Mendes destacou o secretário de Desenvolvimento Economico, César Miranda, para ser o “ponto focal”, entre o Governo de Mato Grosso e Hainan. Além dele, também foram escolhidos pelo governador os presidentes da Aprosoja, Fernando Cadore, e da Famato, Vilmondes Tomain. “Nós queremos firmar essa parceria, porque entendemos que isso irá beneficiar o nosso estado, pois poderá agregar tecnologias e ajudar os nossos produtores, principalmente o médio e o pequeno”, ressaltou Mauro Mendes.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O governador ainda destacou que o Estado tem interesse em fazer parcerias para irrigação e armazenagem. “Nosso principal problema hoje é na armazenagem dos grãos, mais de 50 milhões de toneladas precisam de armazenagem. É fundamental construir mais silos e garantir isso aos pequenos. Vamos construir essa solução com o governo chinês”, reforçou.
A reunião foi acompanhada pela primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.
Antes do encontro com o governador da provincia, Mauro Mendes esteve reunido com o vice-secretário de Relações Internacionais da cidade de Haikou. Mauro Mendes foi recepcionado pelo vice-secretário de Relações Internacionais de Haikou e em trataram sobre a cooperação existente entre Brasil e China e da importância de se manter o livre comércio entre os dois países.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
No município, Mauro Mendes também se reuniu com o prefeito de Haikou. O objetivo das reuniões é estreitar relações entre Mato Grosso e o estado chinês na busca por trocar experiências sobre a zona de livre comércio, já que o Estado está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres.
Mauro Mendes e comitiva deverão ainda conhecer a maior zona de livre comércio da China em atividade e visitar à Sinomach. A empresa governamental exportadora de máquinas agrícolas tem interesse em ajudar no financiamento da construção de silos para armazenagem de grãos para pequenos e médios produtores do estado.
A próxima cidade a ser visitada será Shenzhen, uma das mais importante zonas econômicas especiais da China. A cidade está localizada na margem leste do Rio das Pérolas, na costa central da província meridional de Guangdong. Shenzhen é um dos centros industriais mais avançados da China baseada em alta tecnologia, finanças, logística e cultura.
Integram a comitiva governamental de Mato Grosso os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato e Sebrae.