Candidato à reeleição, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou no programa eleitoral da noite desta terça-feira (3) a implantação do Fundo de Crédito Emergencial, denominado 'Pra frente Cuiabá', estimado em R$ 35 milhões, para auxiliar micro, pequenos empresários e profissionais liberais e autônomos que enfrentam dificuldades por conta da pandemia da covid-19.
Emanuel ainda anunciou a isenção de pagamento de alvará de funcionamento e do IPTU, no ano de 2021, para as empresas que precisaram fechar suas portas durante a grave crise sanitária.
O fundo vai oferecer empréstimos a juros zeros nas instituições financeiras cadastradas pelo município.
“Muitos comerciantes e pequenos empresários passaram ou estão passando por dificuldades. É preciso criar mecanismos para apoiar aqueles mais afetados pela chegada do novo coronavírus”, disse o prefeito.
“Por meio do ‘Pra Frente Cuiabá’, a prefeitura vai assumir integralmente o pagamento dos juros das operações para que o empréstimo do capital de giro seja o mais barato possível”, explicou.
O programa trouxe ainda outras medidas importantes para retomada das atividades econômicas. Um exemplo é o ‘Cuiabá Digital’, que será um novo polo de empresas de tecnologia e inovação no Centro Histórico da cidade.
Emanuel também está articulando o programa ‘Qualifica Juventude’: curso de qualificação para mais de cinco mil jovens em diversas áreas, bem como a continuidade da transformação do Mercado do Porto. O polo gastronômico está sendo ampliado em mais de seis mil metros quadrados.