15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 09:30 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 09h:30 - A | A

ROSA NEIDE DISCORDA

Em meio a racha, PT define Lúdio como pré-candidato em Cuiabá

Gazeta Digital

Deputado estadual Lúdio Cabral foi escolhido por unanimidade como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Cuiabá, no encontro de delegados do partido realizado no sábado (2), na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep). O resultado já era esperado, já que a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) desistiu da disputa justificando que a definição do postulante do grupo seria "antecipada". 

 

“Encerramos a primeira temporada dessa construção da pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Ainda há um longo caminho de diálogo com a federação e com partidos aliados do governo federal. O PT precisa apresentar candidatura e um projeto de mudança para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições. Temos que debater soluções para os problemas de Cuiabá e para realizar os direitos da população”, disse Lúdio.

 

Dos 152 delegados e delegadas eleitos na semana passada, 151 se credenciaram e votaram em Lúdio. Apesar de não ter retirado oficialmente sua pré-candidatura, a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide não inscreveu chapa de delegados e não compareceu ao encontro do partido.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O petista lembrou que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann deu até outubro para que um nome fosse escolhido. Devido a isso, o Diretório municipal organizou todo um calendário de debates, aprovando uma resolução política e o primeiro calendário em setembro, por unanimidade.


“Em outubro foi aprovado uma nova resolução, estabelecendo o momento de inscrição oficial das pré-candidaturas, um calendário, uma via crucies quase papal para definição democrática com o voto dos filiados da candidatura do PT”, explicou.


Em primeira votação no diretório municipal, Lúdio recebeu 23 votos e Rosa Neide recebeu 15, não alcançando assim, dois terços necessários para aprovação já fosse definitiva. Por isso, o segundo passo, seria a inscrição das chapas de delegados que irão tomar a decisão final.


“No dia da data limite de inscrição de chapa, a Rosa comunicou que o grupo dela não escreveria chapa de delegados e ela se mantinha à disposição da disputa. Isso significa que o grupo da Rosa abriu mão de participar da indicação democrática dos delegados, em dezembro”


“Eu assim fiquei triste por isso, porque nós vínhamos cumprindo com muita tranquilidade todo calendário eleitoral, nós vamos fazer uma maior mobilização possível no dia 26, fazer um encontro festivo e positivo de fortalecimento e de mobilização das nossas bases”.


No encontro citado, os delegados decidirão sobre os nomes de Lúdio e Rosa, para representar o PT nas eleições municipais. “Na carta que ela publicou ela fala em precipitação, eu não considero que houve precipitação, até porque o que nós fizemos foi respeitar a recomendação da presidência nacional do partido para fazer esse debate de forma bem madura, tranquila e serena”, finalizou.

 

Descontentamento
Em carta publicada na última sexta-feira (17), a deputada Rosa Neide enfatizou que acredita ser antecipado a escolha do nome que representará o partido nas eleições, e que isso pode enfraquecer o nome do pré-candidato definido.


“Encerrar o diálogo interno necessário para a escolha do nome dia 2 de dezembro, a 10 meses da eleição, me parece uma precipitação, que poderá levar ao enfraquecimento do nome escolhido”, explica.


“As tendências e coletivos que apoiam minha pré-candidatura decidiram não inscrever chapa para disputar as eleições para escolha de delegados e delegadas, em 26 de novembro. Também anuncio que não participaremos como delegados e delegadas do Encontro do dia 2 de dezembro”, afirma.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image