10 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Terça-feira, 20 de Setembro de 2022, 10:52 - A | A

Terça-feira, 20 de Setembro de 2022, 10h:52 - A | A

RECONHECIMENTO

Eleito com a comenda de ‘Excelência Comunitária’, Botelho é elogiado por líderes comunitários

A trajetória do parlamentar é marcada por encaminhamento permanente de projetos para desenvolvimento das cidades mato-grossenses

Redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e candidato à reeleição a deputado estadual pelo União Brasil, Eduardo Botelho, recebeu durante essa última semana o reconhecimento de diversas lideranças comunitárias por ser apoio constante. A trajetória do parlamentar é marcada pela capacidade de gerenciamento de ações públicas, boa relação com os poderes e também pelo encaminhamento permanente de projetos para desenvolvimento das cidades mato-grossenses.
Eleito pelo movimento comunitário com a comenda de “Excelência Comunitária”, Botelho tem atuação voltada às demandas sociais. Policiamento, melhoramento físico das escolas, obras de infraestrutura e investimentos em saúde norteiam suas ações no segmento comunitário, além de ser presença constante nos bairros.
Lideranças vinculadas à Federação Mato-grossense de Associações de Bairros (Femab) e União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb) ou União Coxiponés de Associações de Moradores de Bairros- representações, que reúnem mais de 700 entidades comunitárias em Cuiabá e interior do estado, destacam a parceria com o parlamentar na implementação de melhorias. Édio Martins, presidente da Ucamb [que reúne 250 associações] e secretário estadual de Ação Comunitária, por exemplo, destaca a atuação direta do parlamentar nas comunidades.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Ele é a nossa maior referência em termos de auxílio e solicitação de obras e investimentos nos bairros”. “Muitos dos benefícios levados, principalmente aos bairros da periferia, têm a sua assinatura”, diz Martins.
Jonail da Costa, vice-presidente da Ucamb, fala da importância da trajetória de um político antes de se eleger.
“Ele é homem de base, tanto que a esmagadora maioria dos agentes e presidentes comunitários o acompanha há muito tempo”, lembra Jonail.
O líder José Maurício Pereira, o “Maurição”, da Ucamb, ressalta a realização de duas sessões itinerantes no bairro Coxipó (sul da capital), onde o deputado levou o aparato legislativo para
junto da realidade da região. “Foram vários pedidos de obras e ações públicas encaminhadas.
Cinco delas foram realizadas de imediato”, lembra Maurício.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, o respaldo permanentemente do deputado às demandas que, segundo avalia, “poderiam ser atendidas por vereadores, como apoio permanente aos moradores de comunidades, em Cuiabá, Várzea Grande e todo o estado” fez a diferença nos últimos anos frente à entidade comunitária. “Recentemente, [Eduardo Botelho] entregou títulos de posse definitiva a centenas de moradores da região norte de Mato Grosso, em Colíder, Alta Floresta e Santa Carmen. Isso foi um marco para essas regiões”, lembra Arruda.
Em 2016, o parlamentar ofereceu apoio político e logístico a 150 lideranças comunitárias para participarem do Congresso Nacional de Associações de Moradores (Conam), em São Paulo. “É preciso reconhecer a sua disposição para o trabalho de melhorar a qualidade de vida de quem mora nos bairros", finaliza Arruda.

TRAJETÓRIA POLÍTICA — Botelho disputará o terceiro mandato para deputado estadual, após ser eleito pela primeira vez em 2014, com 40.517 votos. Municipalista, exerce o mandato pautado em defesa da agricultura familiar, regularização fundiária, defesa da mulher, do servidor público e dos menos favorecidos, tornou-se presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no biênio 2017 – 2019.
Em 2018, se filiou ao Democratas (DEM), sendo reeleito deputado estadual, em outubro do mesmo ano, com 33.788 votos. Em 2019, sagrou-se novamente presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para o período de fevereiro de 2019 á fevereiro de 2021, oportunidade em que otimizou as ações proporcionando melhorias em todos os setores da Casa de Leis.
Em junho de 2020, lançou-se candidato à Presidência, sendo reeleito presidente da ALMT, tomando posse no dia 1o de fevereiro de 2021. Mas, por determinação do Supremo Tribunal Federal — STF, convocou nova eleição para a Mesa Diretora. Sendo assim, em 23 de fevereiro de 2021, foi eleito primeiro-secretário da ALMT, para o biênio 2021 – 2023.
E, também por decisão judicial, em fevereiro de 2022, retornou ao cargo de presidente da ALMT, no mesmo mês, ingressou no União Brasil, partido político brasileiro que surgiu da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM).


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image