16 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 08:59 - A | A

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 08h:59 - A | A

NEGROS DE ALMA PRETA

Diversidade racial é debatida em palestra para alunos da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques

Redação

A Câmara Municipal em parceria com a coordenação do projeto social ‘Negros de Alma Preta’, ofereceu na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, palestra sobre o combate ao racismo e a promoção do respeito às culturas e religiões, aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques.

Para a valorização e conscientização referente às relações étnico-raciais, os alunos receberam na escola a professora e ativista idealizadora do ‘Projeto Negros de Alma Preta’, Dra. Marilza da Silva Costa (Nega Mary), que propôs através da temática ‘Todo lugar é lugar de falar sobre diversidade’, reflexão através da educação antirracista, e da constituição de práticas e comportamentos, contra o preconceito e a discriminação social dentro das escolas, mas, sobretudo, em sociedade.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Eles se reconhecem como seres diversos, e os temas discutidos aqui, para cada um deles fará sentido em algum momento, eles vão absorver e refletir sobre essa temática, e poderemos considerar que uma sementinha foi plantada, e certamente será propagado adiante, foi extremamente proveitoso e fico feliz por contribuir para essa conscientização sobre a diversidade racial”, destaca.

A explanação foi celebrada pela coordenação pedagógica da escola. De acordo com a orientadora Juliana Bertoldi Recaldi, o racismo continua muito presente no ambiente escolar e reforça a necessidade de discussões mais abrangentes e atuantes em outras instituições de ensino, para vencer a distinção entre negros e brancos.

“Seria muito importante debater o tema em outras escolas, não somente para as turmas do ensino médio, abrir para o ensino fundamental, porque desde pequenos eles vêm com uma educação diferente, um olhar diferente sobre racismo e diversidade. Hoje em dia o que mais acarreta problemas de relacionamento entre os alunos é com relação ao tratamento para com o colega, o respeito em geral”.

Parte do calendário do Município e instituída através da Lei Municipal nº LEI Nº 6.037, DE 19 DE JUNHO DE 2023, a iniciativa fez parte das comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, para criar oportunidades e instrumentos de debate sobre a diversidade racial, com o intuito de valorizar, informar e formar a opinião pública acerca do tema. Além da atividade pedagógica, houve a cerimônia com a entrega de placas alusivas, na 41ª Sessão Ordinária, realizada em 28 de novembro, na ocasião o Poder Legislativo, homenageou quatro personalidades negras tangaraenses: EDMILSON DE OLIVEIRA LOBATO, FELIPE BASSO, KATIA ADRIANA GONÇALVES  e MARILZA DA SILVA COSTA.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image