No próximo domingo, dia 15 de novembro, 2.317.102 eleitores do Estado de Mato Grosso deverão ir as urnas para escolher os próximos representantes municipais no Executivo e Legislativo, assim como um novo representante no Senado. O eleitor deverá votar primeiro para vereador, em seguida prefeito e por fim, senador.
Em Tangará da Serra, em que há quase 260 candidatos na disputa, o trabalho deverá ser intenso nesta semana que antecede as Eleições Municipais, para conquistar os mais de 69 mil eleitores.
Os cinco candidatos a prefeitura – Chico Clemente (PSD), Claudinho Frare (Republicanos), Jean Piccoli (PSC), Vander Masson (PSDB) e Wesley Torres (MDB) – assim como os quase 200 candidatos ao cargo de vereador por Tangará da Serra intensificarão suas ações, visando especialmente os eleitores indecisos (que somam cerca de 11%, conforme dados da segunda Pesquisa Eleitoral do Diário da Serra).
Os trabalhos deverão ser intensificados nos últimos programas no rádio e na televisão, assim como nas reuniões públicas, comícios e sonorização fixa, que encerram nesta quinta-feira, dia 12 de novembro. Este é também o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão.
Já a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral encerra na sexta-feira, dia 13.
O sábado, 14, véspera da eleição, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h; último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata.
Já o dia 15 é reservado somente a votação do primeiro turno das eleições, sendo vedadas, por exemplo, todas as formas de propaganda. Neste dia é permitido somente a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato.
No dia da votação, eleitor deve cumprir protocolo sanitário
Para o dia da eleição, dia 15 de novembro, todos os eleitores devem cumprir o protocolo sanitário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O uso de máscara é obrigatório, bem como higienizar as mãos antes e depois de votar e manter o distanciamento social. A Justiça Eleitoral orienta ainda, que se possível o eleitor leve a caneta para assinar o caderno de votação.
Por conta da pandemia, o horário da votação este ano foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. De 7h às 10h terá preferência para votar os maiores de 60 anos, mas atenção, trata-se de atendimento preferencial e não exclusivo.
Para votar o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e não é preciso apresentar o título impresso. O eleitor que fez o cadastro biométrico pode apresentar o e-Título como documento de identificação. O documento de identificação não deve ser entregue ao mesário, mas apenas, mostrado a uma distância segura.
Por fim, a Justiça Eleitoral orienta o eleitor a consultar o local de votação, pois alguns locais estavam sem condições adequados de uso e os eleitores foram transferidos para uma nova localidade. Assim como ocorre com a situação eleitoral, o eleitor pode consultar o local de votação no site do TRE, no e-título e pelo telefone 0800 647 8191 (das 7h às 19h).