Os dois concorrentes ao cargo de prefeito que vão participar do debate da TV Vila Real nesta sexta-feira (27) dizem estar preparados tanto para a apresentação de propostas quanto para ataques. Emanuel Pinheiro (MDB) e Abílio Junior (Pode) terão 2 horas para responder perguntas entre si e também questionamentos de jornalistas. O debate, começa às 11h, é a última oportunidade do eleitor conhecer as propostas dos candidatos que disputam o 2º turno em Cuiabá.
O marqueteiro do atual prefeito da cidade, Carlos Rayel, explica que o debate é a oportunidade de o eleitor comparar os candidatos e poder avaliar o conhecimento que cada um sobre a administração, porém, o confronto é inevitável e os candidatos não vão deixar de responder. “Quando são apenas dois, acaba estimulando o embate, mas a ideia sempre é debater propostas. A agressão não é o que o eleitor quer ver, mas não podemos fugir do debate, quem dá o tom são os dois debatedores e vai depender da estratégia de cada um no momento. Se você é agredido não vai deixar de responder. O intuito é debater propostas, mas não levar desaforo para casa”, ressalta Rayel. Abílio Júnior disse que vai apresentar suas propostas do plano de governo, mas que também espera um debate de ataques.
Regras
Durante o debate será expressamente proibido que os candidatos se ausentem do estúdio, exceção feita aos 10 minutos de intervalo para o horário eleitoral. Será proibido também o uso de ponto eletrônico, celular ou qualquer outro tipo de comunicação eletrônica entre os candidatos e seus assessores.
Também será proibido que os candidatos apresentem qualquer objeto ou documento que não seja o programa de governo ou bloco para anotação. O candidato que descumprir esta norma será punido com o corte de áudio e vídeo de sua fala e também perderá o tempo total de sua participação em curso, ou seja, perderá a vez de falar, seja para perguntar ou responder.
Direitos de resposta estão previstos somente em caso de ofensa pessoal. Cabe ao ofendido solicitar e ao mediador arbitrar a ocorrência ou não de ofensa. O tempo para a defesa é de um minuto.