22 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 11:39 - A | A

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 11h:39 - A | A

JANEIRO VERDE

Câmara aprova o mês de prevenção ao câncer do colo de útero

Redação

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na Sessão Extraordinária, o projeto de Lei da vereadora Maysa Leão (Republicanos) que institui e inclui no calendário oficial do município o “Janeiro Verde”. O mês é dedicado para a conscientização sobre o câncer de colo de útero.

De acordo com a vereadora Maysa “essa Lei busca enfatizar a importância do combate ao câncer de útero, através da conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e apoio às pacientes. Para que seja um dia que marque iniciativas com o objetivo de identificar e analisar políticas públicas de prevenção e conscientização deste câncer”, relata a parlamentar no novo dispositivo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre elas no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura.

O diagnóstico precoce do câncer de útero é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a morbidade associada à doença. O texto aprovado segue para a sanção do Executivo.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image