A deputada federal eleita Amália Barros (PL), que tem na região de Campo Novo do Parecis sua base eleitoral, esteve em Tangará da Serra nesta segunda-feira, 17. Desde o último dia 10 ela está percorrendo cidades do Estado para discutir as estratégias para aumentar o desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno em Mato Grosso.
No município ela se reuniu com diferentes grupos e concedeu entrevistas, além de aproveitar a oportunidade para visitar as obras em andamento da Associação Nosso Lar – Casa do Idoso.
Ao Diário da Serra e Serra FM, a deputada federal eleita contou um pouco da sua trajetória de vida, das suas lutas e também de como pretende trabalhar na Câmara dos Deputados.
Em 2016, Amália, que é jornalista, precisou retirar o globo ocular e colocar uma prótese, em 2021, fundou o Instituto Amália Barros para realização de campanhas de doação de prótese ocular e lente escleral à pessoas carentes, além de prestar informação e assistência aos monoculares.
A história de Amália Barros inspirou a Lei 14.126/2021 (Lei Amália Barros) que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, assegurando a pessoa com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência.
“Amália é uma deputada que vai lutar por inclusão, mas não somente olhar para as pessoas com deficiência, mas olhar para cidades como Colniza, Aripuanã e outras que se sentem excluídas por não terem infraestrutura, pelo asfalto não chegar e a gente precisa olhar e incluir essas cidades. Inclusão é também olhar para os jovens que estão saindo da faculdade e querem entrar no mercado de trabalho, inclusão é também olhar para aquelas mães que precisam de projetos como a Apae, para seus filhos. Então quero trabalhar por um todo, para que todas as pessoas se sintam representadas”,
contou a deputada federal, que garantiu que lutará por todas as cidades do Estado, inclusive Tangará da Serra.
“Não sou de Tangará da Serra, mas sou de Campo Novo do Parecis, somos vizinhos e é só bater na porta”,
brinca, ao agradecer os 3.314 votos recebidos aqui.
“E vocês não precisam sentir [a falta de um deputado federal], porque vocês também elegeram uma pessoa, também fui eleita por Tangará da Serra, também vou representar Tangará da Serra. Não se sintam órfãos, estou aqui com vocês. Amália será a representante de Tangará da Serra, podem se orgulhar disso. Vocês tem na Amália Barros a deputada federal de vocês”.