O programa Por Dentro do Parlamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), 20 alunos da Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande. Os estudantes tiveram aula sobre constituição e cidadania, com o assessor parlamentar da ALMT, Leôncio Pinheiro Neto.
A coordenadora do programa, Raquel Juliano Jassniker, disse que o objetivo desse projeto é mostrar aos estudantes os direitos e deveres enquanto seres humanos e ensinar a eles a entender esse processo.
“Os alunos receberam a palestra sobre a Constituição, como se cria uma lei, todo o processo legislativo e a estrutura da casa. Levamos eles a conhecer a Rádio Assembleia, os gabinetes, Salão Negro e Plenário da Deliberações. O programa Por Dentro do Parlamento tem um papel importante para o crescimento intelectual do cidadão mato-grossense e da educação como um todo”, explicou Raquel.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Para a psicopedagoga, Angélica Cunha Barros, é importante a visita na Casa de Leis, pois insere a escola a participar das ações do Poder Legislativo. “Esse programa Por Dentro do Parlamento vem ao encontro do trabalho que estamos desenvolvendo na escola na área psicossocial. Queremos que eles façam parte dessa política pública e que tenham participação ativa dentro do trabalho legislativo e que possam identificar que esse processo parte da formação educacional”, contou Angélica.
Aluna do 7º ano, Gabriella Helena Silva Nogueira, contou que a experiência de conhecer o Parlamento está sendo incrível. “Essa é a primeira vez que venho aqui na Assembleia Legislativa. Estou achando tudo muito interessante, conhecer as instalações e descobrir coisas que eu não sabia. A palestra sobre cidadania e como se constrói uma lei foi muito esclarecedor”.
Pietro Rodrigo Guerra de Souza, aluno do 9º ano, disse que “ todos as escolas deveriam participar dessa visita. Conheci como funciona a Casa e o processo político. Gostei muito”.
Por Dentro do Parlamento - O programa foi criado pela Resolução 4.867/2017. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação social de estudantes e cidadãos no processo legislativo. Na visita, eles conhecem a história do Parlamento estadual e a função que cada um dos 24 deputados desenvolve no plano legislativo.