Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica Familiar e Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Tangará da Serra promoverá diversas ações de combate à violência contra mulheres. A campanha e a sua programação oficial foi lançada nesta quarta-feira, 9, no Fórum de Tangará da Serra.
De acordo com Juíza de Direito, Edna Ederli Coutinho, as ações, que seguirão por todo mês de novembro, terminando somente no mês de dezembro, foram elaboradas com vistas a lembrar e também sensibilizar a coletividade sobre o tema que, segundo a magistrada, tem índices ainda altos no município.
“Todo ano nós temos que estar sempre frisando a importância de nos unirmos contra esse tipo de violência. Eu como juíza aqui de Tangará verifico que não há uma redução. Há mulheres que necessitam de esclarecimento, de conscientização. Então, é muito importante que todos nós estejamos nesse tipo de campanha”,
comentou a magistrada, ao informar que a programação levou em conta também as datas de combate e enfrentamento à violência, bem como, dos Direito Humanos.
“Dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica Familiar, então o mundo inteiro, nesse dia, se une contra esse tipo de violência. E dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Então chamamos de 16 dias de ativismo entre dia 25 de novembro a 10 de dezembro”,
destacou.
Também idealizador da campanha, o vereador Professor Sebastian disse da importância de ações para informações sobre o tema que ainda encontra entraves.
“A questão da violência é entre outras verdades questão cultural. Enquanto não mudarmos a cultura do Brasil e do mundo, nós ainda teremos diariamente, diuturnamente, crimes contra as mulheres. Portanto, o que nós desejamos enquanto rede de enfrentamento com essa programação é movimentar a população e dizer: violência contra a mulher é crime e nós precisamos falar disso”.
A programação inicia nesta quinta-feira, 10, com palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); segue dia 14 com Blitz com faixas nos semáforos da Igreja Matriz, Unimed e Ayrton Senna; dia 16, Cinema no Centro Cultural; dia 20, com atividades na Praça da Bíblia; dia 23, Chá com Elas – Feira de Mulheres Empreendedoras e palestras no Centro Cultural; dia 25 com uma carreata na Avenida Brasil, tendo encerramento no dia 9 de dezembro com missa na Igreja Matriz.