22 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

POLÍCIA Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 11:29 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 11h:29 - A | A

CAPACITAÇÃO

Policiais civis iniciam curso de investigação e operações ambientais em Cuiabá

Redação

Iniciou nesta segunda-feira (21) o primeiro Curso de Investigação e Operações Policiais Ambientais (CIOPAM) promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Academia de Polícia e Gerência de Operações Especiais.

A capacitação será ministrada entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, em Cuiabá, para 20 profissionais da Segurança Pública, sendo 19 policiais civis e um militar do Corpo de Bombeiros.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Com carga horária de 120 horas, a primeira edição do CIOPAM capacita policiais civis e servidores parceiros para atuarem nas investigações e operações de combate a crimes ambientais no estado de Mato Grosso.

O curso conta com instrutores especialistas das Polícias Civis de Mato Grosso e Paraná, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado e de Meio Ambiente de Mato Grosso, Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas e Corpo de Bombeiros Militar.

Para as aulas práticas de investigações e operações voltadas ao ambiente rural, foi preparada uma grande e cautelosa logística, pois serão realizadas simulações durante os treinamentos, almejando prospectar o aluno para dentro dos casos reais de combate a ilícitos ambientais.

A abertura do CIOPAM contou com a palestra inaugural do delegado Polícia Civil do Paraná, Guilherme Luiz Dias, que abordou o tema “Os desafios da Polícia Judiciária no combate aos Ilícitos Ambientais”.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou a importância da capitação que visa qualificar servidores para o enfrentamento dos crimes ambientais, que refletem diretamente na proteção e preservação do meio ambiente, favorecendo toda a humanidade.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos da Silva; o diretor da Academia de Polícia, Fausto José Freitas da Silva; a delegada que integra a Força-tarefa do Gaeco Ambiental, Alessandra Saturnino; gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta; comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sema e Ministério da Agricultura e Pecuária.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image