A Polícia Civil deteve três integrantes de uma associação criminosa (um deles menor de idade), envolvidos no roubo de uma chácara na região do Bandeira, em Cuiabá. A ação resultou na recuperação de dois veículos, além da arma de fogo utilizada no crime.
As prisões se deram após investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG).
Os suspeitos identificados pelas iniciais W.A.O.J.e J.L.R.C. foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado e associação criminosa. O menor possui diversas passagens pela Polícia e foi autuado pelo ato infracional análogo aos mesmos crimes.
As investigações que levaram a desarticulação do grupo iniciaram após os policiais da Derf-VG receberem denúncia de que os suspeitos de praticarem o roubo, ocorrido na noite de terça-feira (22), estavam reunidos em uma casa, no Bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande.
Segundo informações, os suspeitos estavam planejando outro roubo que seria praticado durante a noite, em uma residência no bairro Jardim Glória.
De acordo com as investigações da Derf-VG, o menor, de 17 anos, seria o responsável por atuar na linha de frente dos roubos e também por cuidar da casa em que o grupo planeja os assaltos e usa como depósito dos produtos roubados. Já J.L.R.C. tinha a função de realizar o escoamento da mercadoria adquirida nos roubos.
Diante das informações levantadas, os policiais foram até a residência onde encontraram o adolescente e seu comparsa W.A.O.J.. Ao avistar os policiais o menor tentou fugir da casa, porém foi detido no cerco policial.
Questionados, eles confessaram a atuação no roubo da chácara e indicaram o local em que esconderam a arma utilizada no crime, um revólver calibre 38, que foi apreendido. Na residência, também foram encontrados dois veículos roubados da chácara, sendo uma caminhonete Volkswagem Amarok e uma picape Saveiro.
Em continuidade as diligências, os policiais realizaram a prisão de J.L.R.C., que questionado, disse que recebeu ordens vindas do presídio, para que vendesse os produtos roubados da chácara, que foram anunciados através de um site de compra e venda da Internet.
Com as informações passadas, os policiais chegaram à pessoa que comprou os produtos, conseguindo recuperar aparelhos de TVs também roubados da propriedade.
Segundo a delegada Elaine Fernandes da Silva, os suspeitos fazem partes de uma organização criminosa e todos possuem extensa ficha de antecedentes criminais.
“São criminosos contumazes, que mesmo depois de presos, ao conseguirem liberdade condicional, voltam atuar em crimes, possivelmente a mando da facção criminosa a qual são integrados”, disse a delegada.
Os dois maiores possuem condenações por crimes de roubo majorado e tráfico de drogas. O adolescente foi reconhecido como autor de duas tentativas de latrocínio, uma delas ocorrida no dia 9 de setembro deste ano, no bairro Parque Atlântico, além do envolvimento em diversos roubos.