A Operação “Ordem Pública”, deflagrada na última quarta-feira (18) para identificar autores de homicídios, roubos e furtos em Várzea Grande, resultou na prisão de 13 pessoas, duas delas em flagrante. De acordo com a Polícia Judiciária Civil, a operação foi realizada simultaneamente na área central e periférica de Várzea Grande. Além dos detidos, 324 pessoas e 272 veículos foram abordados. Durante os dois dias da ação foram cumpridos 25 mandados de busca, apreensão, prisão e uma arma de fogo foi apreendida. Os nomes dos suspeitos detidos não foram divulgados.
A operação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). As ações policiais se concentraram na realização de bloqueios, fiscalizações de trânsito e de comércios, além de pinturas nos muros que foram pichados em apologia ao crime.
Participaram da ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), agentes da Guarda Municipal e da Secretária de Serviços Urbanos.
Ações preventivas
Também na cidade de Várzea Grande, na última sexta-feira (20), as forças de segurança e demais parceiros se uniram para levar serviços e entretenimento à comunidade da região do Jardim dos Estados. Durante todo o dia, foi realizada na Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva, a 9ª edição do projeto “Bairro Integrado”. Ao todo, foram prestados 390 atendimentos.
Dentre os serviços ofertados estão a confecção de documentos pessoais, orientação jurídica, registro de Boletim de Ocorrência, curso de artesanato, vacinas, fisioterapia, acupuntura, consulta e corte de cabelo.
O “Bairro Integrado” é um projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e demais parceiros. Aos alunos da unidade escolar foi ministrado palestras sobre cidadania, prevenção às drogas, bullying, educação no trânsito e meio ambiente, além dos estandes com exposições de equipamentos de uso da polícia.