A Polícia Militar de Mato Grosso lançou, na manhã desta sexta-feira, 16, em todo o Estado, a Operação Final de Ano, cuja finalidade é a garantia da segurança pública para a sociedade mato-grossense durante o último mês do ano. Em Tangará da Serra, a solenidade de lançamento foi na Praça dos Pioneiros.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, afirmou que a Operação Final de Ano ocorre simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais, que abrangem os 141 municípios do Estado. Ele destacou que, neste ano, um dos focos será a segurança para que a população possa fazer suas compras de final de ano, em todas as regiões de comércio popular.
“Precisamos incentivar que os cidadãos saiam de casa para suas compras e fazer com que a economia gire. Para isso, a função da Polícia Militar é garantir que a população saia e retorne para casa em segurança, assim como os comerciantes, para que possam contar com a PM para que nenhuma ocorrência seja registrada em seus estabelecimentos”, destaca o comandante-geral.
Coronel Mendes ressalta também que a Operação Final de Ano visará a segurança das residências, por meio de rondas ostensivas e patrulhamento, e fez orientações à população para denunciar qualquer situação que ocorra fora da normalidade.
“A Polícia Militar estará nas ruas em patrulhamento ostensivo, com o reforço do efetivo por meio de jornada extraordinária. Sabemos que em período festivo podem, infelizmente, ocorrer situações de violência familiar e orientamos a população para entrar em contato e faça denúncias assim que surgirem qualquer situação de perigo. Afirmamos que a PM se fará presente sempre que for acionada”, afirmou.
A Polícia Militar fará o policiamento ostensivo a pé, motorizada e montada (à cavalo) em lugares urbanos, de forma escalonada, visando manter a ordem pública e garantir a segurança. A operação terá duas fases - a primeira no período natalino (entre 16 e 25 de dezembro) e a segunda no período de ano novo (entre 26 de dezembro e 1º de janeiro).
Além do efetivo policial ostensivo, os policiais militares do setor administrativo reforçarão as equipes de rua, bem como todas as unidades especializadas da PMMT, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), além do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).