Mato Grosso é alvo da 7º fase da Operação Luz na Infância, deflagrada na manhã desta sexta-feira (6) no Brasil e em outros 4 países e que tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados pela internet.
A operação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio das forças de segurança do Estado. Além de MT, 9 estados brasileiros também são alvos da operação, bem como a Argentina, Panamá, Paraguai e Estados Unidos.
Conforme as informações preliminares do MJSP, ao todo, 137 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas localidades já citadas. Porém, não foram informadas em quais cidades de Mato Grosso as forças estão atuando.
Uma coletiva de imprensa vai acontecer às 11h (horário de Brasília), na sede do MJSP, para esclarecer mais fatos da investigação.
A Operação Luz na Infância 7 conta com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE). Nos Estados Unidos, as medidas estão sendo cumpridas pelos escritórios da HSI nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.
Legislação
No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão, de três a seis anos pelo compartilhamento e de quatro a oito anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual. (Com informações da assessoria de imprensa)