Após três anos em construção, adequações no projeto e paralisação dos trabalhos, o Centro de Eventos de Tangará da Serra, deve ser inaugurado até março de 2020.
Durante reunião entre o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB) e o superintendente de Estruturação do Turismo da Sedec, Marcus Ojeda, foi apresentado ao parlamentar, o novo cronograma. O contrato firmado no valor de R$ 7.684.781,69 milhões, prevê a finalização da obra. Com projeto desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), teve financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e as obras fazem parte do programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo (Prodestur).
“O recurso já está disponível, como houve uma dificuldade em relação ao cronograma inicial, foi feito um aditivo de contrato entre o governo do estado e a empreiteira Geosolo, empresa executora do serviço, que nos garantiu ser possível finalizar a obra em três meses. Aguardamos agora, a autorização da Procuradoria Geral do Estado, para dar prosseguimento ao trabalho o que deve acontecer no próximo mês”, enfatiza Ojeda.
A unidade terá 3.727 m² de área edificada, com capacidade para comportar até oito eventos simultâneos, ilhas de WC, cozinha, varanda de serviços, depósitos, dependência administrativa, área para carga e descarga e espaço para câmara fria. Haverá também uma área externa de 9.000 metros quadrados para eventos como o Carnaval e outros de grande porte. O estacionamento contará com cerca de 450 vagas.
Com a ampliação do turismo de negócios, a tendência é que o complexo seja administrado por um ‘convention bureau’, espécie de autarquia formada por representantes do trade turístico e do poder público, que também seria responsável pela captação de eventos. Apesar de concentrado em Tangará da Serra, a estrutura servirá de centro turístico para abrigar eventos de municípios da região, e deve representar movimentação extra para a cidade, por aquecer os setores de turismo e serviços, além dos reflexos para o comércio local.
No total, serão seis centros de eventos construídos pelo Governo do Estado. Os outros cinco municípios contemplados são; Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.