Moradores de vários bairros de Tangará da Serra tem reclamado do intenso odor de fumaça que invade as residências, principalmente no período da noite. Os moradores acreditam que o fogo tem sido colocado de forma criminosa nos terrenos, sempre quase no mesmo horário, por volta das 22h.
Nesta segunda-feira, 14, a fumaça foi sentida em bairros como Jardim Europa, Jardim Rio Preto, Vila Horizonte, Vila Santa Terezinha, Vila Alta, Vale do Sol, Novo Tarumã, Jardim Itália, Jardim Santiago e na região central.
“Eu moro no Jardim Europa, agora a noite [ontem] está difícil respirar”, relatou uma moradora. “Aqui na Cohab tá muita fumaça. Toda noite é assim”, disse outro morador em uma postagem na rede social.
O gestor comercial Jackson Firmino, que mora na Rua 48 do bairro Jardim Europa, informou à reportagem do Bem Notícias que na madrugada do último sábado, voltava para casa por volta das 1h, e ao chegar próximo de sua residência se assustou com a intensa quantidade de fumaça. “(…) estava muito forte. Mal dava para respirar. A rua estava tomada por fumaça. O cabelo e a roupa ficaram impregnados. Terrível essa situação que se repete todas as noites”, lamenta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, denúncias tem chegado ao órgão, e diante disto fiscais estão fazendo levantamento para tentar conseguir identificar o responsável que está colocando esse fogo.
Por outro lado, conforme o secretário Magno César, os proprietários desses terrenos estão sendo autuados independentemente de serem os responsáveis ou não.
“A área está dentro do perímetro urbano e ele [proprietário] deveria mantê-la limpa e fazer as prevenções para que isso não ocorresse, não viesse a pegar fogo e prejudicar a população”, reforçou o secretário.
Ele ressaltou ainda que a Secretaria precisa do apoio da comunidade para esse caso, de forma que quem souber ou tiver alguma informação sobre o responsável que está ateando fogo, faça a denúncia pelo telefone 3311- 4862, ou até na Polícia através do 190.