O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza ao longo desta semana o 1º Curso de Salvamento Veicular Pesado, treinamento inédito no Estado. Durante cinco dias, 24 bombeiros de todos os comandos regionais mato-grossenses aprendem técnicas e adquirem conhecimento para garantir mais eficiência nos atendimentos com instrutores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
“Mato Grosso é um estado com um fluxo muito grande de veículos pesados, com os mais diversos tipos de cargas. Então, diante do número de ocorrências envolvendo este tipo de veículo, esta é uma capacitação que havia uma grande necessidade de ser realizada”,
explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
Capitão Rivaldo Miranda de Andrade, coordenador do curso, observa que os veículos pesados contam com características particulares, que resultam em cenários complexos em situações de resgate. Ele ressalta, portanto, que o conhecimento técnico é essencial para que as vidas possam ser salvas.
“Um minuto faz muita diferença. Quanto mais conhecimento técnico adquirimos, conseguimos atender esses tipos de ocorrência com mais eficiência e velocidade. É por isso que esse curso se torna tão importante para a população. Estamos nos especializando em salvar mais vidas”,
pontua o capitão.
O curso teve início na última segunda-feira, 5, e se estende até sexta-feira, 9, com um simulado com vítimas. Ao longo dos dias, os bombeiros contam com palestras e aulas práticas que são realizadas na Arena Pantanal e em um estacionamento próximo ao Terminal Rodoviário de Cuiabá.