O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, neste mês, a campanha “Novembro Azul” para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na última quinta-feira (5), o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, abordou o assunto durante a sessão do Pleno por videoconferência. “Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens”, alertou.
A campanha interna do TCE-MT é promovida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas/Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) e contará com 80 exames de PSA Total (Sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português), que serão disponibilizados para servidores acima de 45 anos e sem plano de saúde. Os servidores podem fazer sua inscrição de 16 a 27 de novembro, no auditório Liu Arruda, com as servidoras Jacyanne ou Conceição, das 8 às 13h.
O “Novembro Azul” do TCE-MT também contará com a entrega de laços azuis, símbolo da campanha, nos setores com atividade presencial. Desde o início do mês, a fachada do TCE-MT está iluminada com a cor azul em prol da campanha e também haverá a divulgação da campanha nos canais oficiais do TCE-MT.