A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é celebrada em Cuiabá, com programação que teve início no dia 19 e se estenderá até o dia 24 com atividades cultural, esportiva, rodas de conversa, visitação a museus, premiação e palestras com o objetivo promover a reflexão em torno desta temática no fortalecimento da luta pela inclusão, cidadania e direitos em plena igualdade e condição de acesso às pessoas com deficiência.
Nesta quarta-feira em que se comemora o dia nacional de luta das pessoas com deficiência, a programação foi realizada no Palácio Paiaguás, com abertura oficial realizada pela Secretária de estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho e o Secretário estadual de Educação, Alan Porto, além de apresentação cultural dos alunos com deficiência da escola Livre Aprender e palestra sobre Beneficio de Prestação continuada (BPC/LOAS).
A secretária de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT), Rosamaria Carvalho, representando a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, que não pôde comparecer em razão de seu estado de saúde, ainda requer alguns cuidados, transmitiu o seu carinho e o seu abraço aos participantes do evento.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Na ocasião, Rosamaria destacou as várias políticas que são desenvolvidas pela SETASC -MT e pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), a exemplo de entregas de cadeiras de rodas; a transferência de renda do programa Ser Família Emergencial para a compra de alimentos; entre outras ações sociais.
A secretária destacou ainda a realização do serviço especializado da Central Estadual de Interpretação de Libras (CIL), que é exclusivo para o atendimento de pessoas surdas e mudas em todo o Estado, de forma presencial e online, por meio de agendamento.
A equipe da CIL auxilia as pessoas com surdez ou com perda auditiva parcial e as com mudez, em suas diversas necessidades do dia-a-dia para que tenham acesso aos mais diversos tipos de serviços públicos e privados.
Os técnicos da CIL podem auxiliar no agendamento de consulta médica, acompanhar até ao banco para fazer a abertura de conta bancária, fazer matrícula escolar, entre outros serviços que forem solicitados pela pessoa com deficiência.A secretária Rosamaria Carvalho falou sobre a importância de os gestores municipais implantarem esse tipo de serviço em seus municípios, para que todos os cidadãos com deficiência tenham o atendimento especializado muito mais perto de sua residência.
“Que todos os dias possamos refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência, olhando para o próximo com vontade de ajudar; dessa forma podemos melhorar a vida de todos e promover a inclusão social”, concluiu a secretária.
Conquista histórica
A data do dia 21 de setembro foi instituída como dia nacional de luta das pessoas com deficiência por meio de mobilização e movimento social durante um Encontro Nacional em Brasília em 1982. A data foi oficializada através da Lei federal (11.133/2005), desde então esta data tem sido comemorada em todos os Estados, destaca a presidente do CONEDE-MT, Jandira Socorro da Silva Andrade.
Programação
No dia 22 haverá atrações culturais apresentadas por membros da APAE e do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (ICEMAT) com o grupo Os Bengalas, além da Premiação estadual Maria Auxiliadora Dodora, na sede da OAB, a partir das 13 horas. A quarta edição da premiação consiste em homenagear pessoas que através de seus trabalhos e ações lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, explica a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-MT), Jandira Socorro da Silva Andrade.
No dia 23, na sede do CONEDE, na Rua 1, S/N, no Centro Político Administrativo serão realizados atendimentos para as pessoas com deficiência, exposições e confraternização, a partir das 13:30 horas até às 15:30 horas.A semana será encerrada com atividades esportivas nas modalidades de atletismo, basquete de cadeiras de rodas, vôlei sentado e tênis de mesa, na Escola estadual Liceu Cuiabano, no dia 24 (sábado), a partir das 7:30 horas.
O que é o CONEDE
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE/MT), interligado administrativamente à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC/DH), foi criado por Lei Estadual (8.534/2006).
É um órgão colegiado, de composição institucional paritária entre governo e sociedade civil/PCDS, de caráter permanente, consultivo e fiscalizador, com a finalidade de promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência e atendimento básico e especializado a pessoa com deficiência, bem como eliminem a discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais, culturais e comunitárias.