19 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 09:01 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 09h:01 - A | A

CONTRIBUIÇÃO ESTADUAL

Sema-MT participa de oficina de atualização do plano nacional de proteção da biodiversidade

Redação

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) participou, nesta semana, da Oficina de Contribuições Estaduais para a Atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). O evento ocorreu em Brasília-DF e se estendeu até esta quinta-feira (23).

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O encontro teve como objetivo criar um espaço de diálogo entre representantes dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e lideranças setoriais, com o intuito de coletar e validar as contribuições e recomendações estaduais para o processo de atualização da EPANB.

Além disso, buscou fortalecer as metas nacionais considerando o novo Marco Global Kunming-Montreal de Biodiversidade, que consiste em reduzir as ameaças à natureza e usar de modo sustentável os seus recursos, com metas globais estabelecidas até 2030.

Esses objetivos estão reunidos em 23 metas que irão compor as estratégias e o plano de ação nacional, tendo os governos estaduais como partes fundamentais para a implementação e monitoramento dessas ações.

A superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema-MT, Sanny Saggin, destacou a relevância da iniciativa para a preservação do meio ambiente e ressaltou a importância de se promover um diálogo entre todas as esferas governamentais e setores afins para o fortalecimento das estratégias e ações voltadas à proteção da biodiversidade.

“A colaboração é essencial para garantir a preservação dos ecossistemas brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou.

“Representando o bioma Pantanal, compatilhamos as nossas estratégias para fortalecer o plano de ação nacional para a biodiversidade. Embora o bioma faça parte de apenas dois estados da federação, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ele possui grande importância para a biodiverdidade do Brasil e do mundo”, ressaltou Sanny durante as oficinas.

As oficinas também foram o ponto de partida e preparação para a elaboração das estratégias e planos de ação estaduais para a biodiversidade, conforme o compromisso dos estados assumido durante assembleia da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em julho desse ano. A entidade é presidida pela secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image