O período é de seca intensa e o risco de um simples lixo queimando se tornar um incêndio de grandes proporções é iminente, a exemplo do que já ocorreu em diversas ocasiões. Por conta disso o secretário Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra, Magno César, reforça o alerta.
“Quem ver ou ficar sabendo de foco de queimada, de lixo sendo queimado, de vizinho que estiver ateando fogo, denuncie. Chame o Corpo de Bombeiros para apagar e em seguida ligue para o Disk Denúncia da Secretaria de Meio Ambiente. Queimada no perímetro urbano é crime. Todos estão cientes da gravidade do problema”, enfatizou o Secretário.
O Disk Denúncia da SEMMEA é o 3311-4862. Através desse contato telefônico, segundo o Gestor da Pasta do Meio Ambiente em Tangará da Serra, é possível acionar a equipe que fará a averiguação da denúncia no local indicado pelo denunciante.
“Quem denunciar não terá identidade revelada. Só pedimos a compreensão das pessoas que não passem trotes, pois é lamentável seguirmos em diligência para um local e ao chegar no ponto indicado, nos depararmos com um trote. No momento em que alguém passa um trote, coloca vidas em risco, pois uma ação criminosa de fato poderá estar ocorrendo”, pontuou Magno César.
De acordo com o Secretário, o papel da SEMMEA é orientar a sociedade e punir na forma da Lei aqueles que cometem as infrações, mas para que isso ocorra, a denúncia torna-se uma necessidade. “Orientamos a população, pedimos que não ateiem fogo, que não provoquem queimadas. Quando ocorre um caso de queimada, o Corpo de Bombeiros é que atua para apagar e nós da Secretaria aplicamos a punição através de multas”, explicou Magno César.