22 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 10:06 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 10h:06 - A | A

AGILIDADE E SEGURANÇA

Secretaria de Saúde capacita médicos para diagnóstico de morte encefálica

Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta segunda-feira (11), uma capacitação sobre diagnóstico de morte encefálica. A qualificação visa a eficiência para constatação da ausência das funções neurológicas dos pacientes, visto que este é um dos requisitos para o protocolo de doação de órgãos e precisa ser cumprido com agilidade e segurança. Ao todo, 18 médicos de Nova Mutum, Sorriso e Sinop participaram do curso.

Realizado por meio da Central Estadual de Transplante, o curso ocorreu das 8h às 17h, no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. Durante o encontro, os profissionais aprenderam as características de morte encefálica e os exames que podem fechar o diagnóstico, como os testes que apontam a ausência de reflexos cerebrais e de fluxo sanguíneo, entre outros.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Esse é o quarto curso realizado neste ano pela SES. Nos cursos anteriores foram capacitados um total de 69 médicos de Cuiabá e Várzea Grande.

Para a coordenadora da Central Estadual de Transplante da secretaria, Anita Ricarda da Silva, as capacitações são imprescindíveis aos profissionais da saúde que, na rotina, precisam constatar morte encefálica e identificar um potencial doador de órgãos.

“Queremos tornar esses profissionais aptos e habilitados para realizar o diagnóstico, aplicar o procedimento correto e concluir se o paciente é um potencial doador de órgãos. Para isso são necessárias as capacitações dos profissionais de saúde que atuam nas unidades notificadoras do Estado, sejam elas públicas ou privadas”, concluiu Anita.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image