10 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quinta-feira, 12 de Maio de 2022, 11:16 - A | A

Quinta-feira, 12 de Maio de 2022, 11h:16 - A | A

ARTIGO

Queloide: tratamento minimiza a proliferação anormal da cicatriz

Dra. Manoela Regina Alves Corrêa Barros

Você tem queloide? As proliferações anormais de células, conhecidas como queloides, podem surgir por modificações inflamatórias, alteração do metabolismo do colágeno e manipulação cirúrgica. Os queloides são lesões volumosas, dolorosas que causam irritação na pele, podendo surgir em regiões onde são colocados brincos, piercings e locais do corpo que sofrem algum trauma local ou cirurgia prévia.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Para tratar a região, o indicado é a Betaterapia, tratamento que utiliza uma fonte radioativa de Estrôncio 90 em contato com a cicatriz operatória. A Betaterapia age inibindo a neovascularização e proliferação de fibroblastos, o que resulta na diminuição do colágeno e consequentemente na formação do queloide.

A resolução total da região afetada é de difícil controle, sendo que a chance de recidiva é de 50%. Já com a Betaterapia, que é o único tratamento com base científica comprovada, a chance de a queloide voltar é de apenas 20% após o tratamento.

O indicado é realizar a Betaterapia após a cirurgia, como tratamento adjuvante, devendo ser iniciado em até 12 horas após a retirada da lesão e no máximo até 24hs pós-operatório, uma vez que após esse período o controle local diminui.

Lembrando que o tratamento, além de minimizar o desconforto do queloide, também ajuda a minimizar o desconforto estético que pode ser gerado pela protuberância da cicatriz. 

Especialista em Estética Paliativa e Radio-Oncologista Dra. Manoela Regina Alves Corrêa Barros.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image